Contribuições do formato podcast para a divulgação científica em universidades públicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v14.92986

Palavras-chave:

Podcast, Divulgação científica, Ensino, Pesquisa, Extensão

Resumo

Introdução: O aumento do uso de tecnologias e a concepção dos meios de comunicação proporcionaram maior gama de formatos para a disseminação de informações. Nesse aspecto, o podcast apresenta-se como uma ferramenta de comunicação em ascensão para diferentes esferas. A presente pesquisa objetivou compreender de que forma a mídia podcast contribui para a divulgação científica e para as características de produção e disseminação dos podcasts vinculadas a projetos das universidades federais e estaduais brasileiras.  Método: Para a realização do trabalho, fizemos uma busca das iniciativas de produção de podcasts nas universidades públicas do Brasil e, posteriormente, valemo-nos de um questionário como instrumento de pesquisa com o intuito de compreender a utilização do formato no meio acadêmico das universidades. Utilizamos a Análise de Conteúdo Bardin (2011) para categorizar e analisar o material coletado. Resultados: A partir das respostas obtidas, notamos que os projetos são produzidos predominantemente no âmbito de extensão, seguido do contexto de ensino. Como principal objetivo dos projetos, foi citada a divulgação científica, além do interesse em disseminar informações, pesquisas e conhecimentos de diversas áreas como engenharia, psicologia, saúde, direito e ensino. Ademais, as principais barreiras para operacionalizar os projetos foram, predominantemente, a falta de recursos financeiros, de financiamentos e de estrutura. Conclusão: A ferramenta podcast pode ser observada como um meio eficaz para compartilhar informações de forma simplificada e de fácil acesso. Por meio da presente pesquisa, identificamos que grande parte dos projetos considera a divulgação científica por proporcionar maior acessibilidade ao compartilhamento das informações científicas para a sociedade.

Biografia do Autor

Sara Pires dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Luís Eduardo Magalhães, Bahia

Estudante de Engenharia de Produção, Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães - Universidade Federal do Oeste da Bahia

Adriano David Monteiro de Barros, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Luís Eduardo Magalhães, Bahia

Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará e professor adjunto do Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães - Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Fernanda Vasques Ferreira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília

Referências

Alonso, K. M., & Silva, D. G. (2018). The distance education and online formation: Background of researches, methodologies and trends. Educacao e Sociedade, 39(143), 499-514. https://doi.org/10.1590/es0101-73302018200082

Anteby, R., Amiel, I., Cordoba, M., Axelsson, C. G. S., MPhil, Rosin, D., & Phitayakorn, R. (2021). Development and Utilization of a Medical Student Surgery Podcast During COVID-19. Journal of Surgical Research, 265, 95-99. https://doi.org/10.1016/j.jss.2021.03.059

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

Barrios, F. V. G., & Velásquez, P. E. (2020). El podcast en el desarrollo de las habilidades orales en estudiantes de Inglés como lengua extranjera. Educere, 24(78), 237-251. https://www.redalyc.org/journal/356/35663284005/html/

Bossaer, J. B. (2020) International usage of an English language oncology pharmacy podcast. Journal of Oncology Pharmacy Practice. https://doi.org/10.1177/1078155220973721

Bueno, W. C. (2010). Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, 15(1). https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15nespp1

Bueno, W. C. (2014). A Divulgação da Produção Científica no Brasil: A Visibilidade da Pesquisa nos Portais das Universidades Brasileiras. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, 7. https://doi.org/10.5380/am.v0i7.36340

Casares, D. R. Embracing the Podcast Era: Trends, Opportunities, & Implications for Counselors. Journal of Creativity in Mental Health, 17(1), 123-138, https://doi-org.ez428.periodicos.capes.gov.br/10.1080/15401383.2020.1816865

Chagas, L. J. V., Mustafá, I. P., Viana, L., & Balacó, B. A. F. (2020). Cartografia da produção de podcasts universitários no contexto da pandemia. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, 11(03), 06-36. https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4421

Coradini, N., Borges, A., & Dutra, C. (2020). Podcasts na educação profissional e tecnológica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(16), 216-230. https://doi.org/10.21920/recei72020616216230

Dantas-Queiroz, M. V., Wentzel, L. C.P., & Queiroz, L. L. (2018). Science communication podcasting in Brazil: The potential and challenges depicted by two podcasts. Anais da Academia Brasileira de Ciencias, 90(2), 1891-1901. https://doi.org/10.1590/0001-3765201820170431

De-Lara-González, A., & Del-Campo-Cañizares, E. (2018). El podcast como medio de divulgación científica y su capacidad para conectar con la audiencia. Revista Mediterránea de Comunicación, 9(1), 347. https://doi.org/10.14198/medcom2018.9.1.15

Drew, C. (2017). Edutaining audio: an exploration of education podcast design possibilities. Educational Media International, 54(1), 48-62. https://doi.org/10.1080/09523987.2017.1324360

Farias, P. F., & Silva, L. Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, 9(2), 229. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76147

Fernandez, V., Simo, P., & Sallan, J. M. (2009). Podcasting: A new technological tool to facilitate good practice in higher education. Computers & Education, 53(2), 385-392. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2009.02.014

Ferraretto, L. A., & Morgado, F. (2020). Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise. NER – Núcleo de Estudos de Rádio.

Freire, E. P. A. (2013). Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. [Tese de Doutorado]. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN. https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14448/1/PodcastEduca%c3%a7%c3%a3oBrasileira_Freire_2013.pdf

Gaglioni, C. (2022). O que é divulgação científica. E como ela se transforma. NEXO. https://www.nexojornal.com.br/expresso/2022/08/24/o-que-e-divulgacao-cientifica-e-como-ela-se-transforma

Gomes, R. M. C. M., Alencar, M. P., Santos, M. J. M. N., Silva, R. S., Messias, J. B., & Flrêncio, M. S. (2019, agosto). Café com saúde: podcast como ferramenta de ensino nos cursos de saúde. In Anais do 4 Congresso sobre tecnologias na educação (CTRL+E), Recife, PE. https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8886

Gonçalves, W. T. (2020). O podcast como recurso pedagógico para professores de ensino religioso [Dissertação de Mestrado], Universidade Federal do Pará, Belém, PA. https://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/13001/1/Dissertacao_PodcastRecursoPedagogico.pdf

Gonçalves, M. (2012). Contribuições das mídias sociais digitais na divulgação científica. In L. V. R. Pinheiro, E. C. P. Oliveira (Orgs.) Múltiplas facetas da comunicação e divulgação científicas: transformações em cinco séculos (pp. 168). IBICT. https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/711/1/M%c3%baltiplas%20facetas%20da%20comunica%c3%a7%c3%a3o%20e%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20cient%c3%adficas.pdf

Halabi, A. K. (2021) Pivoting authentic assessment to an accounting podcast during COVID-19. Accounting Research Journal, 34(2), 156–168. https://doi.org/10.1108/ARJ-08-2020-0219

Ifedayo, A. E., Ziden, A. A., Ismail, A. B. (2021). Podcast acceptance for pedagogy: the levels and significant influences. Heliyon, 7. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e06442

Mackenzie, L. E. (2019). Science podcasts: Analysis of global production and output from 2004 to 2018. Royal Society Open Science, 6(1). https://doi.org/10.1098/rsos.180932

Maieski, A., & Silva, D. G. (2021). Apropriações e sentidos na formação on-line: conceitos e práticas em questão. Educação & Sociedade, 42, 1-15. https://doi.org/10.1590/es.244797

Martin, G. F. S., et al. (2020). Podcasts and the interest by sciences. Investigações em Ensino de Ciências, 25(1), 77-98. 10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p77

Martins, A. S. Rodrigues et al. (2020a). O Comportamento no uso de um Agregador de Podcasts na Disseminação do Conhecimento. RELATEC Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 19(2), 173-189. https://doi.org/10.17398/1695-288x.19.2.173

Martins, J. P. N., Galhardo, C. X., Silva, E. R., & Santos, V. M. L. (2020b). Podcast como inovação nas práticas pedagógicas. Journal on Innovation and Sustainability RISUS, 11(2), 100–112. https://doi.org/10.23925/2179-3565.2020v11i1p100-112

Mcgarr, O. (2009). A review of podcasting in higher education: Its influence on the traditional lecture. Australasian Journal of Educational Technology, 25(3). https://doi.org/10.14742/ajet.1136

Merhi, M. I. (2015). Factors in fl uencing higher education students to adopt podcast: an empirical study. Computers & Education, 83, 32-43. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2014.12.014

Moore, J. A., Roberson, K. Sewell, K. M., & Johns, L. D. Knowledge mobilization in clinical supervision - an autoethnographic analysis of creating the clinical supervision connection podcast. The Clinical Supervisor, 42(1), 69-95, https://doi-org.ez428.periodicos.capes.gov.br/10.1080/07325223.2023.2183921

Mustaro, P. N. (2010). Proposal of Educational Podcast for Scientific Literacy Classes in Engineering and Computer Science Courses. 40th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, 1-5.

Pegrum, M., Bartle, E., & Longnecker, N. (2015). Can creative podcasting promote deep learning? The use of podcasting for learning content in an undergraduate science unit. British Journal of Educational Technology, 46(1), 142-152. https://doi.org/10.1111/bjet.12133

Quintana Guerrero, B., Duque, C, P., & Riaño Peña, J. P. (2017). El podcast como herramienta para la innovación en espacios de comunicación universitarios. Anagramas - rumbos y sentidos de la comunicación, 15(30), 81–100. https://doi.org/10.22395/angr.v15n30a4

Reis, S. C., & Gomes, A. F. (2014). Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital. Calidoscopio, 12(3), 367-379. https://doi.org/10.4013/cld.2014.123.11

Rime, J., Pike, C., & Collins, T. What is a podcast? Considering innovations in podcasting through the six-tensions framework. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, 28(5), 1260-1282, https://doi-org.ez428.periodicos.capes.gov.br/10.1177/13548565221104444

Saidelles, T., Minuzi, N. A., Barin, C. S., & Santos, L. M. A. (2018) A utilização do podcast como uma ferramenta inovadora no contexto educacional. In 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, 7(1). https://seer.faccat.br/index.php/redin/issue/view/51

Salas Rueda, R. A., Martínez, R. C., Ortega, J. R., & Rodríguez, F. G. (2020). Análisis sobre el uso de Podcast en la Escuela Nacional de Trabajo Social considerando la ciencia de datos y el aprendizaje automático. Revista de gestión de las personas y tecnología, 2020(37), 68-80. 10.35588/revistagpt.v13i37.4414

Saravia, M., Orejuela, F., & Fukuhara, M. (2020). Valoración del Podcasting en la enseñanza clínica en el área de odontología restauradora. Revista Estomatológica Herediana, 30(2), 108-112. https://doi.org/10.20453/reh.v30i2.3762

Schmidt, H. E. (2016). Scientific, technical, and medical podcasting in Korea. Science Editing, 3(1), 43-48. https://doi.org/10.6087/kcse.62

Siegler, J. E., Boreskie, P. E., Strowd, R., Rook, R., Goss, A., Al-Mufti, F., Rossow, B., Miller, A., Chamberlain, A., London, Z., Hurley, J., Geocadin, R., Richie, M., Isaacson, R., Rybinnik, I. & Chan, T. M. (2021). Neurology podcast utilization during the COVID‑19 pandemic. Neurol Sci, 42, 4437-4445. https://doi.org/10.1007/s10072-021-05549-9

Silva, F. C. C., & Andrea, G. D. S. D. Podcasts e webinars sobre COVID-19 na área de Ciência da Informação. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, 9(2), 139. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75860

Stefancik, R., & Stradiotová, E. (2020). Using Web 2.0 Tool Podcast in Teaching Foreign Languages. Advanced Education, 7(14), 46-55. https://doi.org/10.20535/2410-8286.198209

Teixeira, D. T. (2019). Directrices para una política de comunicación científica para la Universidad del Estado de Mato Grosso (Brasil). Perspectivas de la comunicación, (12), 135-156. https://doi.org/10.4067/S0718-48672019000100135

Wiggins, B., Leahy, S., Jenkins, K., Smith, J., Arese Visconti, F., Young, T., & Srisupawat, B. (2017). International podcast project: using podcast to enrich and enhance experiences in international education. INTED2017 Proceedings, 2510-2517. https://doi.org/10.21125/inted.2017.0704

Young, B., Pouw, A., Redfern, A., Cai, F., & Chow, J. (2020). Eyes for Ears: a Medical Education Podcast Feasibility Study. Journal of Surgical Education, (78), 342-345. https://doi.org/10.1016/j.jsurg.2020.06.041

Downloads

Publicado

2025-07-04

Como Citar

Pires dos Santos, S., Monteiro de Barros, A. D., & Vasques Ferreira, F. (2025). Contribuições do formato podcast para a divulgação científica em universidades públicas brasileiras. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 14, 1–12. https://doi.org/10.5380/atoz.v14.92986

Edição

Seção

Artigos