Avaliação da aprendizagem digital segundo o ChatGPT-3.5 e a autoria híbrida humano-IA
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.92219Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem digital, ChatGPT, Inteligência artificial, Educação on-line.Resumo
Introdução: As Inteligências Artificiais (IA) estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, com diversas possibilidades de uso. Elas proporcionam interações e aprendizados que se relacionam a processos cognitivos, algoritmos e redes neurais artificiais com a finalidade de simular a capacidade humana para a tomada de decisão. Nessa direção, a educação precisa se apropriar desses recursos tecnológicos e comunicacionais. À vista disso, a avaliação da aprendizagem digital torna-se relevante. As tecnologias digitais oferecem novas possibilidades de avaliação, permitindo uma abordagem abrangente, personalizada e interativa. Nesse contexto, este escrito tem o objetivo de compreender a avaliação da aprendizagem digital a partir da resposta apresentada pelo ChatGPT-3.5. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão de literatura, com o seguinte problema: o que é avaliação da aprendizagem digital segundo o ChatGPT-3.5? Resultados: Discussões acerca de concepções da avaliação da aprendizagem, análise da resposta do ChatGPT-3.5 sobre o problema de pesquisa supracitado e proposição de atividade avaliativa utilizando o ChatGPT-3.5, abordando a autoria híbrido humano-IA. Conclusão: Entendemos que o ChatGPT-3.5 fornece uma resposta centrada nas concepções da Avaliação como Exame e Medida, além de salientarmos que a autoria híbrida humano-IA pode auxiliar os discentes no processo de ensino e aprendizagem.
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