Avaliação da aprendizagem digital segundo o ChatGPT-3.5 e a autoria híbrida humano-IA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.92219

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem digital, ChatGPT, Inteligência artificial, Educação on-line.

Resumo

Introdução: As Inteligências Artificiais (IA) estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, com diversas possibilidades de uso. Elas proporcionam interações e aprendizados que se relacionam a processos cognitivos, algoritmos e redes neurais artificiais com a finalidade de simular a capacidade humana para a tomada de decisão. Nessa direção, a educação precisa se apropriar desses recursos tecnológicos e comunicacionais. À vista disso, a avaliação da aprendizagem digital torna-se relevante. As tecnologias digitais oferecem novas possibilidades de avaliação, permitindo uma abordagem abrangente, personalizada e interativa. Nesse contexto, este escrito tem o objetivo de compreender a avaliação da aprendizagem digital a partir da resposta apresentada pelo ChatGPT-3.5. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão de literatura, com o seguinte problema: o que é avaliação da aprendizagem digital segundo o ChatGPT-3.5? Resultados: Discussões acerca de concepções da avaliação da aprendizagem, análise da resposta do ChatGPT-3.5 sobre o problema de pesquisa supracitado e proposição de atividade avaliativa utilizando o ChatGPT-3.5, abordando a autoria híbrido humano-IA. Conclusão: Entendemos que o ChatGPT-3.5 fornece uma resposta centrada nas concepções da Avaliação como Exame e Medida, além de salientarmos que a autoria híbrida humano-IA pode auxiliar os discentes no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Telma Brito Rocha, Universidade Federal da Bahia

Professora da Universidade Federal da Bahia

Cleyton Brandão, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/FACED/UFBA) - Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em EAD e Tecnologias Educacionais pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Bacharel em Jornalismo pela Universidade Salvador (UNIFACS). Graduando da Licenciatura em Pedagogia (FACED/UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Didática Intercultural e Tecnologias (Didatec/PPGE/FACED/UFBA). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFBA/CNPq). Foi Coordenador Auxiliar do projeto de extensão Fake News e Discursos de Ódio: uma análise de hábitos de navegação entre discentes da educação básica (FACED/UFBA). Foi Monitor Bolsista do componente curricular a distância Arte e Educação da Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação UNEAD/UNEB). Foi monitor voluntário do projeto de extensão Ações Educativas para Prevenção da Violência Virtual em Escolas (UFBA/FACED). Foi monitor bolsista de ensino do componente curricular Didática e Práxis Pedagógicas (Departamento de Educação II FACED/UFBA). Foi monitor voluntário do curso de extensão a distância Arte e Criatividade (Departamento de Educação UNEAD/UNEB).Tem suas áreas de pesquisa concentradas em Educação, Comunicação, Tecnologias, Cyberbullying, Violência Virtual, Fake News, Deepfakes e Inteligências Artificiais

Williams Panfile, Universidade Federal da Bahia

Professor da Educação Básica, Mestrando em Educação pela FACED/UFBA.

Referências

Alves, R. O. (2020). Avaliação de aprendizagem. Superintendência de Educação a Distância. https://ufbaemmovimento.ufba.br/avaliacao-aprendizagem

Chueiri, M. S. F. (2008). Concepções sobre a avaliação escolar. Estudos em Avaliação Educacional, 19(39). https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2469/2423

Cid, M., & Fialho, I. (2011). Critérios de avaliação: da fundamentação à operacionalização. In I. Fialho, & H. Salgueiro (Orgs.), TurmaMais e sucesso escolar: contributos teóricos e práticos (pp. 109-124). Centro de Investigação em Educação e Psicologia. http://hdl.handle.net/10174/3400

Condemarín, M., & Medina, A. (2005). Avaliação autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Artmed.

Esteban, M. T. (2010). Avaliação da Aprendizagem. In D. A. Oliveira, A. M. C. Duarte, & L. M. F. Vieira (Eds.), Dicionário trabalho, profissão e condição docente (CDROM). Universidade Federal de Minas Gerais.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. (3ª ed.). Artmed.

Gontijo, C. R. B. (2021). Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias. Platos Soluções Educacionais.

Luckesi, C. C. (2000). O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Pátio, 3(12). https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2511.pdf

Luckesi, C. C. (2005). Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática (2ª ed.). Malabares.

Martino, L. M. S. (2018). Métodos de pesquisa em comunicação: projetos, ideias, práticas. Vozes.

Pimentel, M., Azevedo, V., & Carvalho, F. (2023, 21 de março). ChatGPT: a era da autoria híbrida humana/o-IA. SBC Horizontes.

Rocha, T. B. (2022). A prática avaliativa na educação on-line. Eduneb. http://www.saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/2244

Villas Boas, B. M. F. (Org.). (2017). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Papirus.

Downloads

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Brito Rocha, T., Brandão, C., & Panfile, W. (2025). Avaliação da aprendizagem digital segundo o ChatGPT-3.5 e a autoria híbrida humano-IA. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 13, 1–11. https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.92219

Edição

Seção

Dossiê temático: Artigo