A prática do Design Thinking como uma metodologia de apoio para desenvolver habilidades e competências na formação superior com foco em empreendedorismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.91948

Palavras-chave:

Design Thinking, Inovação, Aprendizagem, Fablab, Espaço maker.

Resumo

Introdução: O ritmo acelerado da inovação tecnológica está mudando o conjunto de habilidades e competências necessárias para preencher as novas funções exigidas pelo mercado de trabalho. Para qualificar e preparar o futuro profissional, o sistema educacional é um dos fatores-chave para cultivar a capacidade dos estudantes em habilidades multifuncionais relacionadas à criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico e habilidades tecnológicas. Método: Foi realizado um estudo teórico-conceitual de natureza exploratória para apresentar uma estrutura conceitual e teórica da metodologia do Design Thinking, identificando quais habilidades e competências são expressas a partir de sua prática e como pode ser aplicada em espaços inovadores de aprendizagem em universidades. Quanto ao método foi feita a busca dos artigos na base de dados na Scopus e Web of Science. Resultados: Os resultados do estudo mostraram que a metodologia do Design Thinking aplicada no contexto universitário pode tornar a inovação mais implementável e contribuir para desenvolver e aprimorar habilidades e capacidades humanas relacionadas à criatividade, empreendedorismo, pensamento crítico, bem como habilidades digitais com o uso de ferramentas e recursos tecnológicos, especialmente em espaços maker. Conclusão: A partir do estudo realizado foi possível identificar o valor potencial da implementação do Design Thinking no contexto educacional como uma metodologia que possibilita que os estudantes sejam expostos ao intercâmbio de habilidades e conhecimentos, especialmente em espaços inovadores de aprendizagem cujo foco é promover a aprendizagem experiencial, por meio do pensar e fazer, capacitando os alunos com habilidades de competências para atender o mercado de trabalho do século XXI.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Nunes, A. M., Gonçalves, R. F., & Silva, M. T. da. (2024). A prática do Design Thinking como uma metodologia de apoio para desenvolver habilidades e competências na formação superior com foco em empreendedorismo. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 13, 1–12. https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.91948

Edição

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Artigos