A prática do Design Thinking como uma metodologia de apoio para desenvolver habilidades e competências na formação superior com foco em empreendedorismo
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.91948Palabras clave:
Design Thinking, Inovação, Aprendizagem, Fablab, Espaço maker.Resumen
Introdução: O ritmo acelerado da inovação tecnológica está mudando o conjunto de habilidades e competências necessárias para preencher as novas funções exigidas pelo mercado de trabalho. Para qualificar e preparar o futuro profissional, o sistema educacional é um dos fatores-chave para cultivar a capacidade dos estudantes em habilidades multifuncionais relacionadas à criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico e habilidades tecnológicas. Método: Foi realizado um estudo teórico-conceitual de natureza exploratória para apresentar uma estrutura conceitual e teórica da metodologia do Design Thinking, identificando quais habilidades e competências são expressas a partir de sua prática e como pode ser aplicada em espaços inovadores de aprendizagem em universidades. Quanto ao método foi feita a busca dos artigos na base de dados na Scopus e Web of Science. Resultados: Os resultados do estudo mostraram que a metodologia do Design Thinking aplicada no contexto universitário pode tornar a inovação mais implementável e contribuir para desenvolver e aprimorar habilidades e capacidades humanas relacionadas à criatividade, empreendedorismo, pensamento crítico, bem como habilidades digitais com o uso de ferramentas e recursos tecnológicos, especialmente em espaços maker. Conclusão: A partir do estudo realizado foi possível identificar o valor potencial da implementação do Design Thinking no contexto educacional como uma metodologia que possibilita que os estudantes sejam expostos ao intercâmbio de habilidades e conhecimentos, especialmente em espaços inovadores de aprendizagem cujo foco é promover a aprendizagem experiencial, por meio do pensar e fazer, capacitando os alunos com habilidades de competências para atender o mercado de trabalho do século XXI.
Citas
Aguiar, R. W. de, & Freitas, M. do C. D. (2020). A transmissão dos conhecimentos produzidos por programas de pós-graduação interdisciplinares. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 16(36), 1-25. https://doi.org/10.21713/rbpg.v16i36.1708
Androutsos, A., & Brinia, V. (2019). Developing and piloting a pedagogy for teaching innovation, collaboration, and co-creation in secondary education based on design thinking, digital transformation, and entrepreneurship. Education Sciences, 9(2), 113. https://doi.org/10.3390/educsci9020113
Bedregal-Alpaca, N. (2023 Training in innovation and entrepreneurship: a design thinking teaching experience. Human Review, 16(5), 1-19. https://doi.org/10.37467/revhuman.v12.4679
Bosman, L. (2019). From doing to thinking: developing the entrepreneurial mindset through scaffold assignments and self-regulated learning reflection. Open Education Studies, 1, 106-121. https://doi.org/10.1515/edu-2019-0007
Brown, T. (2008). Design thinking. Harvard business review, 86(6), 1-10.
Brown, T. (2020). Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Alta Books.
Clemente, V., Vieira, R., & Tschimmel, K. (2016, 20 e 21 de outubro). A learning toolkit to promote creative and critical thinking in product design and development through Design Thinking [paper]. 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), Vila Real, Portugal. https://ieeexplore.ieee.org/document/7777732
Coulet, J. C. (2019). The organization activity: a foresight approach of theoretical knowledge evolution in management science. Technological Forecasting and Social Change, 140, 160-168.
Decreto nº 10.534, de 28 de outubro de 2020 (2020, 28 de outubro). Institui a política nacional de inovação e dispõe sobre a sua governança. Presidência da República. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10534.htm
Design Council (2015). The design process: what is the double diamond? https://www.designcouncil.org.uk/our-resources/the-double-diamond/
Dutra, J. S., Hipólito, J. A. M., & Silva, C. M. (2000). Gestão de pessoas por competências: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações. Revista de Administração Contemporânea, 4(1), 161-176. https://doi.org/10.1590/S1415-65552000000100009
Dutra, J. S. (2013). Gestão de pessoas articulada por meio de competências. In H. J. Teixeira, I. M. Bassotti, I. M., & T. S. Santos. Contribuições para a gestão de pessoas na administração pública. FIA/USP.
Dragičević, N., Vladova, G., & Ullrich, A. (2023). Design thinking capabilities in the digital world: a bibliometric analysis of emerging trends. Frontiers in Education, 7, 1012478. https://doi.org/10.3389/feduc.2022.1012478
Erasmus+ Knowledge Alliance (2021). Blueprint for universities of the future. https://universitiesofthefuture.eu/wp-content/uploads/2021/08/UoF_blueprint_230721_reviewed.pdf
Ericson, J. D. (2022). Mapping the relationship between critical thinking and design thinking. Journal of the Knowledge Economy, 13, 406-429. https://doi.org/10.1007/s13132-021-00733-w
Ferreira, J. J., Fernandes, C. I., Guo, Y., & Rammal, H. G. (2022). Knowledge worker mobility and knowledge management in MNEs: a bibliometric analysis and research agenda. Journal of Business Research, 142, 464-475. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.12.056
Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, 5(spe), 183-196. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010
Georgiev, G. V, Milara, I. S., & Ferreira, D. (2017). A framework for capturing creativity in digital fabrication. The Design Journal, 20, S3659-S3668. https://doi.org/10.1080/14606925.2017.1352870
Grau, S. L., & Rockett, T. (2022). Creating student-centred experiences: using design thinking to create student engagement. The Journal of Entrepreneurship, 31(2 suppl), S135-S159. https://doi.org/10.1177/09713557221107443
Guaman-Quintanilla, S., Everaert, P., Chiluiza, K., & Valcke, M. (2022). Fostering teamwork through design thinking: evidence from a multi-actor perspective. Education Sciences, 12, 279. https://doi.org/10.3390/educsci12040279
Kahn, K. B. (2018). Understanding innovation. Business Horizons, 61(3), 453-460. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2018.01.011
Kelley, D., & Kelley, T. (2019). Confiança criativa: libere sua criatividade e implemente suas ideias. Alta Books.
Kolade, O., & Owoseni, A. (2022). Employment 5.0: the work of the future and the future of work. Technology in society, 71, 102086. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2022.102086
Laar, E. van, Deursen, A. J. van, Dijk, J. A. G. M. van, & Haan, J. de (2017). The relation between 21st-century skills and digital skills. Computers in Human Behavior, 72(C), 577-588. https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.03.010
Liebowitz, J. (2022). Digital Transformation for the university of the future: a perspective. Computer, 55(10), 66-69. https://doi.org/10.1109/MC.2022.3178625
Linton, G., & Klinton, M. (2019). University entrepreneurship education: a design thinking approach to learning. Journal of Innovation and Entrepreneurship, 8(1), 1-11. https://doi.org/10.1186/s13731-018-0098-z
Loertscher, D. V., Preddy, L., & Derry, B. (2013). Makerspaces in the school library learning commons and the uTEC maker model. Teacher Librarian, 41(2), 48.
Luka, I. (2019). Design thinking in pedagogy: frameworks and uses. European Journal of Education, 54(4), 499-512. https://doi.org/10.1111/ejed.12367
McLaughlin, J. E., Chen, E., Lake, D., Guo, W., Skywark, E. R., Chernik, A., & Liu, T. (2022). Design thinking teaching and learning in higher education: Experiences across four universities. Plos One, 17(3), e0265902. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0265902
Meina, W., Fan, W., Kaining, M., & Yang, L. (2021). A probe into cultivation path of students’ ability in innovative digital technology design based on design thinking [paper]. E3S Web of Conferences, 236, 05075. https://www.e3s- conferences.org/articles/e3sconf/abs/2021/12/e3sconf_icersd2020_05075/e3sconf_icersd2020_05075.html
Mourtzis, D., Angelopoulos, J., & Panopoulos, N. (2022). A Literature review of the challenges and opportunities of the transition from industry 4.0 to society 5.0. Energies,15, 6276. https://doi.org/10.3390/en15176276
Revano, T. F., & Garcia, M. B. (2020). Manufacturing design thinkers in higher education institutions: the use of design thinking curriculum in the education landscape. [paper]. 12th International Conference on Humanoid, Nanotechnology, Information Technology, Communication and Control, Environment, and Management (HNICEM), Manila, Philippines https://doi.org/10.1109/HNICEM51456.2020.9400034
Sadiku, M. N., Omotoso, A. A., & Musa, S. M. (2019). Design Thinking. International Journal of Trend in Scientific Research and Development, 3(3), 1788-1789. https://doi.org/10.31142/ijtsrd2346
Satpathy, S., Dash, K. K., &Mohapatra, M. (2020). A study on the new design thinking for industrial revolution 4.0, requirements and graduate readiness. Rupkatha Journal on Interdisciplinary Studies in Humanities, 12(4), 1-11. https://dx.doi.org/10.21659/rupkatha.v12n4.09
Soomro, S. A., Casakin, H., & Georgiev, G. V. (2022). A systematic review on fablab environments and creativity: implications for design. Buildings, 12(6), 804. https://doi.org/10.3390/buildings12060804
Tselepis, T. J., & Lavelle, C. A. (2020). Design thinking in entrepreneurship education: Understanding framing and placements of problems. Acta Commercii, 20(1), 1-8. https://doi.org/10.4102/ac.v20i1.872
Vallis, C., & Redmond, P. (2021). Introducing design thinking online to large business education courses for twenty-first century learning. Journal of University Teaching and Learning Practice, 18(6), 213-232. https://doi.org/10.53761/1.18.6.14
Whewell, E., Caldwell, H., Frydenberg, M., & Andone, D. (2022). Changemakers as digital makers: connecting and co-creating. Education and Information Technologies, 27(5), 6691-6713. https://doi.org/10.1007/s10639-022-10892-1
World Economic Forum (2022). Catalysing education 4.0 investing in the future of learning for a human-centric recovery. WEF. https://www.weforum.org/reports/catalysing-education-4-0-investing-in-the-future-of-learning-for-a-human-centric-recovery
World Economic Forum (2023). Future of jobs report 2023. WEF. https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2023/
World Economic Forum (2020). The future of jobs report 2020. WEF. https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2020
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista AtoZ es una revista científica de acceso abierto y los derechos de autor de artículos y entrevistas pertenecen a sus respectivos autores/encuestados. Los autores otorgan a la AtoZ el direito de incluir el material publicado (revisado por pares/pos-print) en em sistemas/herramientas de indización, agregadores o curadores.
Los autores tienen permiso y se les anima a depositar sus artículos en sus páginas personales, depósitos y/o portales institucionales anteriormente (pre-print) y posteriormente (post-print) a la publicación en esa Revista. Se pide, si possible, que se apunte la referencia bibliográfica del artículo (incluyendose la URL) en base a la AtoZ.
La AtoZ es sello verde por Diadorim/IBICT.
Todo el contenido de la revista (incluyendo las instrucciones, modelos y política editorial) a menos que se indique otra cosa, están bajo una Licencia de Atribución de Bienes Comunes Creativos (CC) 4.0 Internacional.
Cuando los artículos son publicados por esta revista, se pueden compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier soporte o formato para cualquier propósito, incluso comercial) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso si es comercial). Debe dar el crédito correspondiente, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios.
La AtoZ no cobra cualquier tasas por la sumisión y/o procesamiento y/o la publicación de artículos.
























