Ciência Cidadã em Bibliotecas: práticas e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.89422

Palavras-chave:

Bibliotecas, Ciência aberta, Ciência cidadã, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Introdução: A aplicação de tecnologias informacionais em bibliotecas pode ajudar a satisfazer não apenas as necessidades de informação dos usuários, mas também a reduzir a lacuna digital e informacional na sociedade, além de melhorar plenamente o desenvolvimento científico, tradicionalmente restrito à academia, proporcionando a participação e construção de novos conhecimentos de forma irrestrita. Nesse contexto, surge a Ciência Cidadã, cuja característica principal é propiciar a ampla participação da sociedade em geral em processos científicos. Em virtude da relevância do papel da biblioteca para a educação e a formação cidadã, vislumbra-se que ela pode desempenhar ações direcionadas para a Ciência Cidadã. Método: Para analisar esse cenário, buscou-se nas bases de dados “Web of Science” (WoS), “Base de dados de Periódicos em Ciência da Informação” (Brapci) e “Library, Information Science & Technology Abstracts” (Lista), materiais informacionais relativos ao contexto de atuação das bibliotecas em Ciência Cidadã. Resultados: No total, 29 materiais informacionais compõem o corpus da pesquisa. Para análise, estabeleceu-se uma categorização por seis eixos de assuntos que representam as possibilidades de atuação da biblioteca: – 1. Aproximação com a Ciência Aberta, 2. Desenvolvimento de habilidades em pesquisa, 3. Participação social, 4.  Questões éticas em pesquisa, 5. Sustentabilidade e 6. Parcerias. Conclusão: Conclui-se que a biblioteca tem a capacidade de atuar no contexto da Ciência de múltiplas formas, inclusive com a criação de projetos. Existem barreiras que dificultam essa atuação, mas acredita-se que a expertise do bibliotecário é um fator que pode mitigar os entraves.

Biografia do Autor

Amanda Santos Witt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fabiano Couto Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação/FABICO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

2024-04-17

Como Citar

Santos Witt, A., & Couto Corrêa da Silva, F. (2024). Ciência Cidadã em Bibliotecas: práticas e possibilidades. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 13, 1–11. https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.89422

Edição

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Artigos