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As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação

Natalia Rodrigues Delbianco

Resumo


Introdução: A presente pesquisa situa-se no âmbito da Comunicação Científica, mais precisamente nos Estudos Métricos da Informação, isso porque aborda os Estudos Métricos de Mídias Sociais, que são poucos explorados dentro do contexto da Ciência da Informação. Por conta disso, a pesquisa tem como compreender, de maneira geral, a presença dos Estudos Métricos de Mídias Sociais no campo dos Estudos Métricos da Informação, a fim de contribuir com o conhecimento teórico-conceitual da temática. Método: Caracteriza-se como um estudo teórico, com abordagem descritiva-exploratória. Resultados: Dentre os principais resultados deste estudo, foi possível desenvolver teoricamente e também apresentar o campo dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, seus indicadores e, em especial, o grupo de indicadores de conectividade social. Conclusão: A pesquisa trouxe pontos de vistas teóricos acerca das mídias e redes sociais, bem como dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, apresentando inclusive, um compilado de seus indicadores, na tentativa de proporcionar mais respaldo teórico para pesquisas futuras, visto que, atualmente, acabam por considerar apenas pontos de vistas altmétricos e webométricos.

 


Palavras-chave


Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v12i0.88174

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