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Mapeamento da rede de comunicação dos docentes do curso de Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Gabriela Xavier Silva, Raquel Lopes de Araujo Soares

Resumo


Introdução: A pesquisa se realizou com o intuito de identificar e compreender as conexões na rede social de coautoria dos docentes, do Curso de mestrado em Ciências da Documentação e Informação, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Buscou-se discutir os conceitos e métodos de análise que fundamentam esse estudo, a saber: rede social, coautoria, análise de rede social e análise bibliométrica. Método: O estudo caracteriza-se como exploratório, em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Utilizou-se da plataforma Ciência Vitae para coleta dos dados e do software Gephi para modelagem e análise da rede social. Resultados: Analisaram-se e discutiram-se os dados coletados no Ciência Vitae e a rede e dados gerados no software Gephi. Validando a existência da rede e identificando a existência de dois aglomerados eminentes e uma ligação isolada.  Conclusão: Os objetivos propostos foram alcançados, a investigação validou a existência da rede de informação entre os docentes do curso e pesquisadores externos, possibilitando compreender o fluxo informacional e aferir que há docentes que não possuem laços de conexão por coautoria entre si.


Palavras-chave


Análise de redes sociais; Análise bibliometria; Rede social de coautoria

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v10i2.78985

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