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Gestão do Conhecimento aliada ao crescimento organizacional: perspectivas à prática hospitalar

Rodrigo Pereira

Resumo


Introdução: a Gestão do Conhecimento é perceptível no cenário das organizações como uma metodologia capaz de aprimorar a gestão, dando ênfase à informação e ao conhecimento produzidos pelos diversos instanciamentos das organizações como subsídios estratégicos às tomadas de decisão. A partir dessa concepção, a pesquisa em questão partiu do pressuposto de que a Gestão do Conhecimento pode contribuir à gestão hospitalar, sobretudo no que diz respeito aos processos administrativos.  Assim sendo, objetivou-se identificar as contribuições da Gestão do Conhecimento, sob a perspectiva dos fluxos de informação, enquanto metodologia para o aprimoramento da gestão hospitalar, bem como, enfatizar o quanto a informação é imprescindível ao crescimento das organizações.  Metodologia: para atingir o objetivo acima, buscaram-se, por meio da literatura científica da área, as contribuições da aplicação da Gestão do Conhecimento em ambientes hospitalares. Por meio da literatura da área, pôde-se estabelecer parâmetros oriundos da Gestão do Conhecimento os quais podem sustentar as estratégias de aprimoramento da gestão organizacional hospitalar. A pesquisa se desenvolveu sob a perspectiva exploratória-descritiva, utilizando, sobretudo, das fontes eletrônicas de informação científica disponíveis no cenário nacional, sob o método descritivo para apresentação das análises e resultados. Resultados: a Gestão do Conhecimento, como resultado desta pesquisa, se constitui em significativa ferramenta de aprimoramento dos processos administrativos, podendo contribuir às organizações com maior controle, organização e reuso da informação e do conhecimento produzidos, aperfeiçoando os processos de trabalho, potencializando a gestão e as tomadas de decisão. Conclusão: sugere-se que ferramentas de apoio à sistematização dos fluxos de trabalho sejam estudadas e implementadas nos ambientes de trabalho, vislumbrando sempre maior eficiência, eficácia e efetividade nos fazeres organizacionais hospitalares.


Palavras-chave


Gestão do Conhecimento; Gestão da Informação; Fluxos de Informação; Gestão Hospitalar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v10i1.75082

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