Software educativo CHAKANA: una propuesta para desarrollar la inteligencia lógico-matemática de estudiantes universitarios

Autores

  • Guido Mazón Fierro Universidad Nacional de Chimborazo - UNACH, Riobamba

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v4i2.43691

Palavras-chave:

Software educativo, Metodologia THALES, Inteligências múltiplas, Raciocínio lógico-matemático

Resumo

Introdução: ao se demostrar que jovens estudantes do segundo semestre do curso de Engenharia de Sistemas e Computação da Universidade Nacional de Chimborazo (Equador) apresentam um nível básico de lógica dedutiva, e dificuldades na resolução rápida de problemas que envolvem raciocínio - o que resulta em um desempenho deficiente na disciplina de matemática - o objetivo deste estudo foi o de fornecer um recurso didático conmputadorizado voltado ao desenvolvimento da inteligência lógico-matemática, intitulado Software Educativo Chakana. Método: de um universo de cinquenta alunos retirou-se uma amostra aleatória de 19 que foi envolvida em duas fases de teste da ferramenta. Na primeira fase, projetou-se e criou-se o Software - considerando-se os problemas evidenciados pelos estudantes - e, na segunda fase (de emplementação do Software) validou-se um teste inicial com questões relativas à inteligência lógico-matemática e, após 14 semanas de trabalho com o Software aplicou-se o teste final. Resultados: a pesquisa demonstrou que o software educativo Chakana teve um impacto positivo na melhora do raciocínio lógico e, por consequência auxiliar ao desenvolvimento da inteligência lógico-matemática dos alunos envolvidos, em especial quanto à análise de relações lógicas e de analogias. Conclusão: Os estudantes consideraram a ferramenta atraente e sua aceitação e uso se refletiu nas notas obtidas na disciplina de matemática.

Biografia do Autor

Guido Mazón Fierro, Universidad Nacional de Chimborazo - UNACH, Riobamba

Ingeniero Mecánico - UNACH, Maestría en Desarrollo de la Inteligencia y la Educación - UNACH, Diplomado superior en Gestión Cultural - FLACSO, Phd en Ingeniería Industrial (en curso) - UNNSM/Perú. Docente Universitario de la Facultad de Ingeniería de la UNACH/Riobamba.

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Como Citar

Mazón Fierro, G. (2015). Software educativo CHAKANA: una propuesta para desarrollar la inteligencia lógico-matemática de estudiantes universitarios. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 4(2), 103–107. https://doi.org/10.5380/atoz.v4i2.43691

Edição

Seção

Short Papers