Software educativo CHAKANA: una propuesta para desarrollar la inteligencia lógico-matemática de estudiantes universitarios
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v4i2.43691Palavras-chave:
Software educativo, Metodologia THALES, Inteligências múltiplas, Raciocínio lógico-matemáticoResumo
Introdução: ao se demostrar que jovens estudantes do segundo semestre do curso de Engenharia de Sistemas e Computação da Universidade Nacional de Chimborazo (Equador) apresentam um nível básico de lógica dedutiva, e dificuldades na resolução rápida de problemas que envolvem raciocínio - o que resulta em um desempenho deficiente na disciplina de matemática - o objetivo deste estudo foi o de fornecer um recurso didático conmputadorizado voltado ao desenvolvimento da inteligência lógico-matemática, intitulado Software Educativo Chakana. Método: de um universo de cinquenta alunos retirou-se uma amostra aleatória de 19 que foi envolvida em duas fases de teste da ferramenta. Na primeira fase, projetou-se e criou-se o Software - considerando-se os problemas evidenciados pelos estudantes - e, na segunda fase (de emplementação do Software) validou-se um teste inicial com questões relativas à inteligência lógico-matemática e, após 14 semanas de trabalho com o Software aplicou-se o teste final. Resultados: a pesquisa demonstrou que o software educativo Chakana teve um impacto positivo na melhora do raciocínio lógico e, por consequência auxiliar ao desenvolvimento da inteligência lógico-matemática dos alunos envolvidos, em especial quanto à análise de relações lógicas e de analogias. Conclusão: Os estudantes consideraram a ferramenta atraente e sua aceitação e uso se refletiu nas notas obtidas na disciplina de matemática.
Referências
Campbell, L., Campbell, B., y Dickinson, D. (2010). Inteligencias múltiples usos prácticos para la enseñanza y aprendizaje. Buenos Aires: Troquel.
Castaño, O. (2014, 17 de oct.). Mentesenblanco. Descargado de http://www.mentesenblanco-razonamientoabstracto.com/razonamiento.html
Cataldi, Z., Lage, F., Pessacq, R., y García-Martínez, R. (2013). Metodología extendida para la creación de software educativo desde una visión integradora. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 2(1), 59–64. Descargado de http://relatec.unex.es/article/view/11
Gardner, H. (2013). Estructuras de la mente: La teoría de las inteligencias múltiples. México D.F.: Basic Books.
Madueño, L., y Ruiz, M. (2002). La organización del proyecto thales: una propuesta de informática educativa. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 1(2), 37–44. Descargado de http://relatec.unex.es/article/view/9
Rodríguez, J. (2013). Aprendizaje y educación en la sociedad. Barcelona: Sociedad Digital.
Supo, J. (2010, 20 de mar.). Bioestadistico.com. Descargado 12 mayo 2015, de https://www.youtube.com/watch?v=jq8C48KkdCA
Suárez, J., Maiz, F., y Meza, M. (2010, abr.). Inteligencias múltiples: Una innovación pedagógica para potenciar el proceso enseñanza aprendizaje. Investigación y Postgrado, 25(1), 81–94. Descargado de http://www.scielo.org.ve/scielo.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, a partir de Outubro de 2020.
Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas .
A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.