PERSPECTIVAS DA POPULAÇÃO FRENTE AO CONSUMO DA CARNE BOVINA DRY AGED
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v42i2.94642Palavras-chave:
CONSUMIDORES, MATURAÇÃO, MERCADOResumo
A carne é um alimento rico em macro e micronutrientes, amplamente consumida em todo mundo em diferentes formas de processamento. Dentre esses processos, a maturação, consiste em manter a carne refrigerada em uma temperatura específica por um determinado período, promove a maciez, aroma e suculência agradável ao consumo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos consumidores sobre o consumo de carne, especificamente da carne dry aged. Para isso, foi realizado um estudo descritivo para o levantamento de informações sobre o consumo de carne e variáveis de acordo com a carne dry aged, por meio de formulário on-line. Foram obtidos 183 respondentes, sendo a maioria jovens, do sexo feminino, com renda média de 1 a 3 salários mínimos sendo possível estabelecer o perfil de consumo e compra destes consumidores. Evidenciou-se a preferência pelo consumo de carne bovina, levando a maioria (55,19%) consumir de 3 a 4 vezes na semana e gastando em média R$ 200 a 300,00. Referente ao local de compra, a preferência (56,90%) foi em mercados e as características sensoriais consideradas mais importantes no momento da compra foram cor, sabor, suculência e maciez. Já os parâmetros para aquisição foram relevantes a questão de qualidade, preço, sanidade e o aspecto visual da carne. Verificou-se que 60,66% dos entrevistados ainda não conheciam e nunca consumiram a carne dry aged, mas relataram que gostariam de experimentar, embora possua alto valor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
