EXTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE COMPOSTOS BIOATIVOS DE FUNCHO E ERVA-DOCE PARA APLICAÇÃO EM ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v42i2.94622Palavras-chave:
Flavonoides, fenólicos, plantas aromáticasResumo
O funcho (Foeniculum vulgare Mill.) e a erva-doce (Pimpinella anisum) são plantas aromáticas que vêm sendo estudadas por sua atividade antimicrobiana, muito requisitada já que provém de fontes naturais. Esta atividade está relacionada com a presença de fenólicos e flavonoides totais. O presente trabalho teve como objetivo extrair o óleo essencial de cada semente, estudar sua atividade antimicrobiana e quantificar a presença de fenólicos e flavonoides totais. A extração foi realizada por hidrodestilação no equipamento Clevenger por 2 h e, para a erva-doce, realizou-se purificação com sulfato de sódio em excesso após a obtenção do óleo. O rendimento encontrado para o funcho foi de 3,10% e de 1,25% para a erva-doce (m/m). A atividade antimicrobiana foi analisada pelo método de difusão em disco e pela concentração inibitória mínima com as bactérias Escherichia coli (ATCC 25922) e Staphylococcus aureus (ATCC 25923). Para o funcho, obteve-se halo de 8 mm para E. coli e 7 mm para S. aureus. Para a erva-doce, encontrou-se 7 mm para ambas as bactérias. Para a concentração inibitória mínima, obteve-se 90 mg/mL tanto para funcho quanto para erva-doce também para ambas as bactérias. Os fenólicos totais foram quantificados por método colorimétrico, com reagente Folin-Ciocalteu, encontrando-se 24,1 ± 1,0 mg EAG/ g de óleo de funcho e de 10,9 ± 1,0 mg EAG/ g de óleo de erva-doce. Para os flavonoides, também se utilizou método colorimétrico, com cloreto de alumínio, e encontrou-se 52,4 ± 1,6 mg EAQ/ g de óleo de funcho e 9,15 ± 0,37 mg EAQ/ g de óleo de erva-doce.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
