EFEITOS DO CONGELAMENTO E DOS CICLOS DE GELO-DEGELO EM MASSAS DE PÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v24i1.5278Palavras-chave:
MASSA DE PÃO - CONGELAMENTO, MASSA DE PÃO - DESCONGELAMENTO, GLÚTEN, LEVEDURA, AMIDO, DOUGH - FREEZING, DOUGH - THAWING, GLUTEN, YEAST, STARCHResumo
A presente revisão teve por objetivo esclarecer a interferência do processo de gelo e degelo nos constituintes da massa e nas propriedades finais do pão. Abordou-se a influência do congelamento na rede de glúten, nos grânulos de amido e na ação da levedura. Estudo-se o processo de gelo e degelo da massa, o tempo de descanso e o volume final dos pães. Verificouse que o processo de congelamento da massa de pão modifica os constituintes da massa (levedura, glúten, amido e água), sendo possível a adição de componentes para minimizar essas alterações. É necessário otimizar e padronizar o processo de congelamento da massa para melhorar a qualidade final dos pães.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
