ESTIMATIVA DA VIDA ÚTIL E DOS PAR METROS DE CRESCIMENTO DE BACTÉRIAS ÁCIDO-LÁCTICAS EM FILÉS DE PEITO DE FRANGO RESFRIADOS EMBALADOS A VÁCUO E COM ATMOSFERA MODIFICADA
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v34i1.48968Resumo
As bactérias ácido-lácticas (BAL) fazem parte da microflora natural e correspondem a principal população deteriorante de produtos cárneos embalados a vácuo e com atmosfera modificada (ATM), e seu crescimento é um dos fatores que define a vida útil do produto. O objetivo deste trabalho foi quantificar a vida útil e os parâmetros do crescimento (duração da fase lag e velocidade máxima específica de crescimento) de BAL em filés de peito de frango resfriados embalados a vácuo e com ATM (50 % de CO2 e 50 % de N2) em diferentes temperaturas (1, 4, 8, 12 e 20 °C). Os parâmetros foram estimados com os modelos de Gompertz modificado, Baranyi e Logístico, sendo que os modelos de Gompertz Modificado e Baranyi apresentaram ajustes com melhores índices estatísticos (R2, MSE, e fatores bias e exatidão), sendo o modelo de Baranyi ligeiramente superior. Os modelos secundários Exponencial e Logarítmico foram utilizados para descrever a dependência dos parâmetros de crescimento com a temperatura, pois obtiveram melhores índices estatísticos. Os filés de peito de frango armazenados com ATM tiveram vida útil mais longa em comparação com os filés embalados a vácuo. Os modelos matemáticos estabelecidos neste estudo podem ser utilizados para predizer o crescimento das BAL em embalagem a vácuo e com ATM no intervalo de temperatura entre 1 e 20 °C.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
