Estudos culturais físicos e abordagens metodológicas: descrições a partir da obra Routledge handbook of Physical Cultural Studies

Autores

  • Gabriella Gonçalves Mendes da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná https://orcid.org/0000-0002-3033-4461
  • Ábia Lima de França Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia
  • Lais Cristina Barbosa Silva Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR), Barra do Garças, Mato Grosso
  • Vitor Hugo Marani Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás https://orcid.org/0000-0003-0972-5043

DOI:

https://doi.org/10.5380/ra.v16i1.95409

Palavras-chave:

Estudos Culturais Físicos, Educação Física, Metodologia.

Resumo

O presente artigo teve objetivo geral investigar as principais abordagens teórico-metodológicas relacionadas ao estudo do corpo presentes nos Estudos Culturais Físicos (ECF) a fim de (re)conhecer como tais metodologias podem contribuir para pensar a educação física brasileira. Atentou-se ao estudo do campo intitulado Physical Cultural Studies; à identificação dos aportes teórico-metodológicos que o integram; à problematização de como tais aportes contribuem para a construção de pesquisas que tenham o corpo como objetivo investigativo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, a partir da análise da oitava seção da obra Routledge Handbook of Physical Cultural Studies, que se dedica à discussão de abordagens teórico-metodológicas no interior dos ECF. Concluímos, com base na descrição dos estudos, que tais abordagens acenam para possibilidade metodológica de (re)pensar o corpo como elemento do processo investigativo a partir de inúmeras metodologias que o insiram nessa agenda, a exemplo de pesquisas etnográficas, autoetnográficas, narrativas, análises discursivas, mídia digital, entre outros.

Biografia do Autor

Gabriella Gonçalves Mendes da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Mestranda na Universidade Estadual de Máringa - Paraná. Licenciada em Educação Física, pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia. Possui interesse em estudos sobre Gênero, Sexualidade, Feminismos, estudos Étnicos-raciais e práticas corporais que incluem a Dança. Nos últimos anos tem se aproximado e colaborado com as discussões acerca do campo de estudos denominado Estudos Culturais Físicos (tradução de Physical Cultural Studies).

Ábia Lima de França, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Prescrição de exercício físico aplicado a reabilitação cardíaca e grupos especiais pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Licenciada em Educação Física pela UFBA. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Professora da Rede Municipal de Educação em Salvador e professora efetiva no Departamento de Educação II da UFBA. É coordenadora adjunta do GTT Gênero do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE); secretária adjunta do CBCE da Bahia. Vice-líder do Grupo Mídia/Memória, Educação e Lazer da UFBA; vice-líder do Grupo Corpo, Diferença e Educação Física (CODEF) da Universidade Federal de Góias (UFG). Integrante do Grupo Mídia/Memória, Educação e Lazer (MEL) da UFBA; da comissão editorial da Revista Íbamo; Movimento Karapaça e da Associação Cultural Arte Baiana. Pesquisa no campo da formação inicial, relações de gênero, feminismo, Educação Física e capoeira. 

Lais Cristina Barbosa Silva, Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR), Barra do Garças, Mato Grosso

Graduada em Educação Física na Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia, no ano de 2011, com pesquisas na área de Educação Física escolar, desenvolvimento humano e Estudos Culturais Físicos (Physical Cultural Studies - PCS). Especialista em Motricidade, treinamento e performance desportiva pela Faculdades Integradas de Várzea Grande _ FIVE. Mestre em Educação Física/UFMT, linha de pesquisa: Esporte: treinamento, pedagogia e aspectos socioculturais.Trabalhou 2011 e 2012 como monitora de Educação Física da Escola Interativa Coopema e no ano de 2013 até o dia de hoje como Professora de Educação Física e Motricidade para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. No ano de 2013 até 2016 trabalhou com Ensino Médio na Escola Estadual Antônio Cristino Cortes. No período de 2016 até 2018, contrato pela UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso, como professora universitária substituta, no curso de Educação Física no Campus do Araguaia. No ano de 2019 e até os dias de hoje, ministro algumas disciplinas no Univar - Centro Universitário do Vale do Araguaia, sendo docente no curso de Pedagogia e Educação Física.Membro do Grupo de Pesquisa - CODEF - Corpo, Diferença e Educação Física. Colaboradora do Projeto de Pesquisa Desafios decoloniais na cultura física: travessias étnico-raciais, de gênero e de classe social.

Vitor Hugo Marani, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás

Doutor em Educação Física (UEM), com período sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidade de Maryland (EUA), na linha de pesquisa Physical Cultural Studies/PCS. Mestre em Educação Física (UEM), Especialista em Dança (UNIFAMMA) e Licenciado em Educação Física (UEM). É Docente no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFMT). É líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Diferença e Educação Física (CODEF/UFG/CNPq) e Coordenador do Comitê Científico do GTT-Gênero do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Foi Coordenador de Graduação e Extensão no Campus Universitário do Araguaia, como representante das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (PROEG) e de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV) da UFMT. Suas pesquisas/intervenções focam a cultura corporal a partir de discussões que atravessam o corpo como efeito das relações de gênero/sexualidade, de classe e étnico-raciais, por meio de análises contextuais, políticas e pedagógicas na Educação Física.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

da Silva, G. G. M., de França, Ábia L., Silva, L. C. B., & Marani, V. H. (2024). Estudos culturais físicos e abordagens metodológicas: descrições a partir da obra Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Revista Da ALESDE, 16(1), 48–65. https://doi.org/10.5380/ra.v16i1.95409