Manifestações da ginástica acrobática na escola Senador Correia, nas olimpíadas infantojuvenis de ponta grossa (1973-1976)
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v15i2.93369Resumo
Este estudo buscou analisar a ginástica acrobática entre 1973 a 1974, na Olimpíada Infantojuvenil de Ponta Grossa (Olijup), PR. A partir deste recorte de pesquisa, buscamos compreender quais foram os aprendizados inculcados por meio da inserção da ginástica acrobática na Olijup. Trata-se de uma pesquisa documental, bibliográfica e exploratória. Para isso, utilizamos imagens fotográficas, ata s e regulamento da Olijup, além de recortes de jornal, fontes que foram mediadas pelas reflexões de autores como Dubois, Dussel e Pollack. Por meio dessas fontes, foi possível perceber a socialização esportiva entre professores, estudantes e comunidade escolar, bem como o comprometimento, o disciplinamento e o compromisso dos atletas juvenis. Notamos a mitificação dos atletas escolares, ao compartilharem as técnicas da ginástica na Olijup e fora dela, e observamos a importância dessa manifestação na constituição da olimpíada e no aprendizado esportivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).