Redes de relação no campo acadêmico-científico da Educação Física no Brasil sobre a teoria sociológica de Pierre Bourdieu

Autores

  • Marcos Roberto Brasil Universidade Estadual de Maringá (Aluno do Programa de pós-graduação em Educação Física) Universidade Estadual do Centro-Oeste (Docente do Departamento de Educação Física) Faculdade Guairacá (Docente do Departamento de Educação Física) https://orcid.org/0000-0001-9915-3856
  • Fabricio dos Santos Palmito
  • Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo
  • Jeferson Roberto Rojo

DOI:

https://doi.org/10.5380/ra.v15i2.93357

Resumo

As redes de relações, vem sendo utilizadas como ferramenta por várias áreas do conhecimento. O objetivo foi de verificar a lógica das relações sociais entre os divulgadores da teoria de Pierre Bourdieu na Educação Física brasileira. Utilizamos a Sociologia Configuracional de Norbert Elias e a teoria de Pierre Bourdieu. Foram encontrados oito centros divulgadores e 19 artigos que utilizam o autor. Demostra-se as relações de interdependência, o campo pode ser definido como um “estilo de vida participante”, e as redes de relações têm papel central e ampliado nesse novo contexto de inserção social.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Brasil, M. R., Palmito, F. dos S., Menegaldo, P. H. I., & Rojo, J. R. (2024). Redes de relação no campo acadêmico-científico da Educação Física no Brasil sobre a teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Revista Da ALESDE, 15(2), 03–16. https://doi.org/10.5380/ra.v15i2.93357