Desigualdade de gênero no tênis de mesa brasileiro de alto rendimento: primeiras aproximações
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v13i2.81114Palavras-chave:
Desigualdade, Gênero, Tênis de mesa, EsporteResumo
A partir das diferentes perspectivas dos e das atletas em relação às suas carreiras esportivas, esta pesquisa teve o objetivo de mensurar o quão evidente é a desigualdade de gênero no tênis de mesa brasileiro de alto rendimento. Para o seu desenvolvimento, questionários fechados foram aplicados a uma amostra de 38 atletas selecionados com base no Rating Nacional de 2020, categoria de pontuação elevada da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa). Em todas as temáticas analisadas, desde as oportunidades profissionais até as impressões durante competições e treinamentos, constatou-se que as mulheres estão em desvantagem, lidando com mais empecilhos do que os homens. O fato de o gênero ser um marcador social capaz de prejudicar carreiras esportivas no tênis de mesa traz à tona a necessidade de novas pesquisas que explorem caminhos semelhantes, sobretudo em outras modalidades de alto rendimento ainda pouco estudadas na literatura consultada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




