AS MULHERES E A DUPLA CARREIRA: LINHAS TÊNUES ENTRE A CONCILIAÇÃO E O ABANDONO ESPORTIVO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v13i1.76885Palavras-chave:
Gênero, Carreira Esportiva, Estudante-atletaResumo
Como consequência das desigualdades entre mulheres e homens nas condições de acesso e permanência das no esporte, há diferenças de gênero na motivação para a carreira esportiva e para a carreira acadêmica. Considerando esse cenário, este artigo teve como objetivo descrever a forma pela qual o discurso científico tem narrado a dupla carreira (DC) de mulheres. Para tanto, realizamos uma revisão integrativa da produção científica europeia, que é integrada com as práticas de governança esportiva, nos últimos cinco anos (2015-2019), selecionado os estudos que considerassem a temática da DC que contivessem mulheres na amostra e que descrevessem os resultados evidenciando as diferenças entre os gêneros. Foram selecionados 20 artigos, por meio dos quais foi possível notar uma maior motivação acadêmica, um melhor gerenciamento da DC de mulheres, bem como níveis semelhantes de identidade esportiva entre os gêneros. Por outro lado, a DC também pode gerar exaustão física e mental, acarretando abandono esportivo. A menor expectativa em torno da profissionalização do esporte feminino pode ter a mesma consequência. Em face desse cenário de desigualdade, as mulheres priorizariam a carreira acadêmica em detrimento da esportiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).