AS MULHERES E A DUPLA CARREIRA: LINHAS TÊNUES ENTRE A CONCILIAÇÃO E O ABANDONO ESPORTIVO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v13i1.76885Palabras clave:
Gênero, Carreira Esportiva, Estudante-atletaResumen
Como consequência das desigualdades entre mulheres e homens nas condições de acesso e permanência das no esporte, há diferenças de gênero na motivação para a carreira esportiva e para a carreira acadêmica. Considerando esse cenário, este artigo teve como objetivo descrever a forma pela qual o discurso científico tem narrado a dupla carreira (DC) de mulheres. Para tanto, realizamos uma revisão integrativa da produção científica europeia, que é integrada com as práticas de governança esportiva, nos últimos cinco anos (2015-2019), selecionado os estudos que considerassem a temática da DC que contivessem mulheres na amostra e que descrevessem os resultados evidenciando as diferenças entre os gêneros. Foram selecionados 20 artigos, por meio dos quais foi possível notar uma maior motivação acadêmica, um melhor gerenciamento da DC de mulheres, bem como níveis semelhantes de identidade esportiva entre os gêneros. Por outro lado, a DC também pode gerar exaustão física e mental, acarretando abandono esportivo. A menor expectativa em torno da profissionalização do esporte feminino pode ter a mesma consequência. Em face desse cenário de desigualdade, as mulheres priorizariam a carreira acadêmica em detrimento da esportiva.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publiquen en esta revista acceden a las siguientes condiciones:
(a) Los autores retienen los derechos de copia (copyright) y ceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo asimismo bajo la licencia Creative Commons Attribution License que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que hagan referencia al autor o autores del trabajo y a su publicación en esta revista.
(b) Los autores son libres de realizar otros acuerdos contractuales para la distribución no exclusiva del artículo que publiquen en esta revista (como puede ser incluirlo en una colección institucional o publicarlo en un libro), siempre que indiquen claramente la publicación original del trabajo en esta revista.
(c) Se permite y anima a los autores a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) en forma de "working paper" o "preprint" después del proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado. (Vea The Effect of Open Access).




