ANÁLISE DO PERFIL DA GESTÃO DOS CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIROS ATRAVÉS DA TEORIA DAS ELITES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i2.76277

Palavras-chave:

Teoria das Elites, Capital Político, Gestão, Futebol, Poder.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a gestão do futebol a partir de uma teoria da ciência humana, conhecida como Teoria das Elites. Para tanto, foram utilizados conceitos básicos estabelecidos pelos precursores dessa teoria, os sociólogos italianos Gaetano Mosca e Vilfredo Pareto; posteriormente, foram utilizados os pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu, devido aos conceitos mais elaborados e contemporâneos. Embora a Teoria da Elite geralmente não analise a gestão do futebol, os conceitos de campo, capital e habitus de Bourdieu têm reflexões significativas para entender as manifestações existentes em minorias políticas ativas no futebol. Mostrou-se que o sistema que administrava o futebol desde o início traçou uma história hegemônica que permaneceu no poder, mesmo com as transformações que ocorreram nesse esporte ao longo do tempo. A principal contribuição deste trabalho, além da teoria útil sobre esse tema, é demonstrar que, para melhorar a gestão do futebol, é necessário mais do que criticar o perfil dos dirigentes - ou propor pessoas técnicas, mas que não entendem de política -, estudando maneiras de qualificar tecnicamente os gerentes. Dessa forma, as instituições esportivas poderiam oferecer preparação técnica aos profissionais que já ocupam o cargo por meio de reuniões e formações.

Biografia do Autor

Alexsandro Junior Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Atualmente é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui Graduação em Educação Física Licenciatura na UEPG (2017). Pós-Graduando em Processos Inovadores na Educação Básica (IEL). Professor de Educação Física no Colégio SESI e Marista Escola Social. Integrante do Núcleo de Estudos de Esporte, Lazer e Sociedade da UEPG. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Projetos Educacionais Interdisciplinares, com ênfase em pesquisas ligadas à questões sociais e históricas da Educação e Educação Física Escolar e da Gestão do Futebol Profissional.

Miguel Archanjo De Freitas Júnior, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2009), mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000). Professor do Departamento de Educação Física da UEPG, professor do Programa Stricto Sensu em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG); Líder do Grupo de Pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade; membro do grupo de Pesquisa Futebol e Sociedade. Diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em História, Sociologia, Antropologia da Educação Física e do Esporte, atuando principalmente em pesquisas ligadas a questões históricas e sociais do futebol.

Bruno Pedroso

possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2005), Especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2007), Especialização em Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2007), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2010), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013) e Pós-doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2014). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI. Os temas mais frequentes em sua produção científica recente são: Avaliação da qualidade de vida/qualidade de vida no trabalho; Construção, tradução, adaptação cultural e propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação; Estudos bibliométricos e cientométricos na produção do conhecimento.

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1997), graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2007). Cursou o estágio pós-doutoral na Università Ca Foscari di Venezia (2012-2013). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Também é professor permanente do programa de Pós Graduação (mestrado/doutorado) em Educação Física; parecerista de revistas científicas nas áreas de Educação Física, História e Ciências Humanas; integrante do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (parceria entre Ministério da Cidadania e UFPR); avaliador institucional e de cursos de graduação (INEP); e membro da International Sociology of Sport Association (ISSA) e da Società Italiana di Storia dello Sport (SISS). Tem experiência na área de Educação Física e História, com ênfase na confluência entre Humanidades e esporte. Pesquisa atualmente os seguintes temas: literatura esportiva, história das lutas, artes marciais e esportes de combate (com ênfase no MIxed Martial Arts - MMA), história do futebol, o conceito de esporte, memória esportiva (História Oral) e a turismo esportivo.

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

Machado, A. J., De Freitas Júnior, M. A., Pedroso, B., & Mendes Capraro, A. (2020). ANÁLISE DO PERFIL DA GESTÃO DOS CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIROS ATRAVÉS DA TEORIA DAS ELITES. Revista Da ALESDE, 12(2), 90–105. https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i2.76277

Edição

Seção

Artigos Originais