Resenha do Livro "Contribuição das Ciências Humanas nas Artes Marciais: Formação Profissional, História e Sociologia"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v10i1.65541

Palavras-chave:

Lutas, Artes Marciais, Esportes de Combate, Ciências Humanas

Resumo

A presente resenha discorre acerca do livro Contribuição das ciências humanas nas artes marciais: formação profissional, história e sociologia. A partir do pressuposto de que o conhecimento científico não acompanhou o desenvolvimento das Lutas e Artes Marciais como fenômeno de crescente popularidade, os autores da obra buscam preencher uma lacuna em estudos de Humanidades acerca das práticas corporais de combate. Após exame da obra concluiu-se que o livro é audacioso em aproximar as práticas de lutas das análises qualitativas das ciências humanas. Ainda que não consiga determinar uma linha clara de caminhos a se tomar e perguntas a serem respondidas dentro dos estudos em Educação Física, a obra contribui com a área ao propor uma diversidade de assuntos aos pesquisadores da temática.

 

 

Biografia do Autor

Marcelo Alberto de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando em Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo (USP); Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ex-bolsista do governo japonês – cursou Desenvolvimento Internacional através do Esporte (IDS) no Tsukuba Summer Institute (TSI) da Universidade de Tsukuba (Japão); membro do Grupo de Estudos PULA e do Grupo de Estudos Olímpicos (GEO), ambos vinculados ao Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano (CESC) da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP; membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE); seus principais campos de pesquisa adentram em Filosofia, História, Psicologia e Sociologia, todos com enfoque no Esporte; seu principal objeto de pesquisa é o Karate-Dō no Brasil.

Narayana Astra van Amstel, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná na área de Esporte, Lazer e Sociedade. Bacharel em Educação Física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015).

Carlos Alberto Bueno dos Reis Júnior, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Educação Física na Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade. Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Possui Graduação Sanduíche na China, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (bolsista CAPES) - em Idioma Mandarim e Humanidades, pela Universidade Normal da China Central (08/2014 a 07/2015), e em Artes Marciais e Práticas Corporais Tradicionais Chinesas, pela Universidade de Esportes de Beijing (08/2015 a 07/2016). Membro do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS). Pesquisador nas áreas de História e Sociologia do Esporte, tendo como objetos de estudo o fenômeno da esportivização, e também as lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate. Dedica especial atenção aos processos históricos de reorganização e esportivização de práticas corporais autóctones chinesas.

Ricardo João Sonoda Nunes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é Graduado e Mestre em Educação Física pela mesma instituição. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Diretor de Marketing da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE), Secretário Geral da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva (ALGEDE) e Coordenador Científico da área Gerencia del Deporte da Asociación Latinoamericana de Ciencias del Deporte, Educación Física y Danza (ALCIDED). É pesquisador no Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade da UFPR e no Grupo Processos Civilizadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ambos cadastrados no CNPq. É membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), da North American Society for Sociology of Sport/NASSS, da International Sociology of Sport Association/ISSA, da International Martial Arts and Combat Sports Scientific Society/IMACSSS e da Associação Brasileira de Gestão do Esporte/ABRAGESP. Possui experiência nas áreas de Esporte e Lazer atuando principalmente nas temáticas Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Administração e Gestão Esportiva, Gestão de Projetos e Eventos, Captação de Recursos, Inovação e Lutas Aplicadas à Educação Física. Praticante de artes marciais/lutas é Faixa Preta 2º DAN em Taekwondo e 2º DAN em Hapkido.

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

de Oliveira, M. A., Amstel, N. A. van, Reis Júnior, C. A. B. dos, & Sonoda Nunes, R. J. (2019). Resenha do Livro "Contribuição das Ciências Humanas nas Artes Marciais: Formação Profissional, História e Sociologia". Revista Da ALESDE, 10(1), 109–114. https://doi.org/10.5380/jlasss.v10i1.65541

Edição

Seção

Resenhas