A Educação Física escolar no Brasil e na Argentina: considerações históricas a partir do contexto político educacional (1930-1985)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v8i1.57634Palavras-chave:
Educação Física, Política Educacional, EsporteResumo
Este estudo tem como objetivo apresentar um panorama histórico em escala nacional, tanto no Brasil quanto na Argentina, da trajetória histórica da Educação Física escolar entre 1930 e 1985, priorizando o contexto político educacional. Do ponto de vista do método, este trabalho segue a perspectiva comparativa com enfoque na abordagem histórica da Educação Física no contexto educacional. Foi possível perceber, no panorama estudado, diferenças e semelhanças significativas nos cenários brasileiro e argentino. Ademais, constatamos que por meio de determinações políticas se estabeleceram orientações para a Educação Física que se ajustassem as expectativas e demandas socioeconômicas dos contextos brasileiro e argentino no período considerado para o estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).