A Educação Física escolar no Brasil e na Argentina: considerações históricas a partir do contexto político educacional (1930-1985)

Autores

  • Giovanni Dalcastagne Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Luis Enrique Aguilar Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v8i1.57634

Palavras-chave:

Educação Física, Política Educacional, Esporte

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar um panorama histórico em escala nacional, tanto no Brasil quanto na Argentina, da trajetória histórica da Educação Física escolar entre 1930 e 1985, priorizando o contexto político educacional. Do ponto de vista do método, este trabalho segue a perspectiva comparativa com enfoque na abordagem histórica da Educação Física no contexto educacional. Foi possível perceber, no panorama estudado, diferenças e semelhanças significativas nos cenários brasileiro e argentino. Ademais, constatamos que por meio de determinações políticas se estabeleceram orientações para a Educação Física que se ajustassem as expectativas e demandas socioeconômicas dos contextos brasileiro e argentino no período considerado para o estudo. 

Biografia do Autor

Giovanni Dalcastagne, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - vinculado à linha de pesquisa Estado, Políticas Públicas e Educação. Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2003).

Downloads

Publicado

2018-04-17

Como Citar

Dalcastagne, G., & Aguilar, L. E. (2018). A Educação Física escolar no Brasil e na Argentina: considerações históricas a partir do contexto político educacional (1930-1985). Revista Da ALESDE, 8(1), 58–73. https://doi.org/10.5380/jlasss.v8i1.57634

Edição

Seção

Artigos de revisão