Os significados da prática do Goalball sob a ótica de atletas da modalidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v8i1.49977Palavras-chave:
Significado, Esporte, Deficiência Visual, GoalballResumo
O objetivo deste trabalho foi o de identificar os significados da prática do Goalball para atletas da modalidade. A pesquisa foi de cunho qualitativo e exploratório e os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com seis atletas de diferentes perfis e provindos de diferentes equipes de Goalball. Os principais benefícios do Goalball são que ele promove maior socialização entre as pessoas com deficiência visual, possibilita o conhecimento de novos lugares e culturas, melhora a orientação espacial e a mobilidade dos atletas, auxilia na aceitação da deficiência e na superação de preconceitos e se mostra como a principal motivação na vida desses atletas. Estes resultados sugerem a necessidade do fomento e difusão da modalidade não apenas como uma atividade esportiva, mas também como um meio de desenvolvimento e inclusão social da pessoa com deficiência visual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




