Análise do processo de inserção e desenvolvimento do futebol americano em Curitiba/PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v6i1.47915Palavras-chave:
Futebol Americano, Esporte, Esportivização.Resumo
O objetivo desse artigo é analisar o processo de inserção e desenvolvimento do futebol americano na cidade de Curitiba/PR, por meio da análise da constituição organizacional da equipe local Brown Spiders FA. Dado a escassez de produções qualitativas relacionadas ao futebol americano, a metodologia seguiu os preceitos de uma pesquisa exploratória, através de um estudo de caso, gerado por seu caráter específico. Complementarmente utilizou-se como aporte metodológico os preceitos teóricos campo, habitus e capital, do sociólogo Pierre Bourdieu. Concluímos que o esporte se desenvolveu inicialmente por meio de uma brincadeira entre amigos e a cidade de Curitiba, assim como a equipe Brown Spiders, são pioneiras no desenvolvimento da modalidade no cenário nacional. Porém, o futebol americano se encontra num processo de desenvolvimento no Brasil, avançando lentamente rumo à profissionalização esportiva, dado os altos custos financeiros que envolvem a prática e a impossibilidade de dedicação exclusiva dos atletas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




