Método de Pilates: Um fenômeno Processual?
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i2.42302Palavras-chave:
Pilates, Mercado, Oferta e DemandaResumo
Neste artigo iremos fazer uma reflexão sobre o consumo cultural em relação à prática do Método Pilates. Método este que vem ganhando espaço no mercado esportivo e corporal, perdendo sua identidade e filosofia para a crescente demanda, dividindo-se em Método Clássico, o método fiel criado por Joseph Pilates, e o Método Contemporâneo, criado ao longo dos anos para atender as necessidades da população. Baseando-se na literatura de Pierre Bourdieu, iremos abordar temas como: habitus, campo e oferta e demanda, buscando criar uma relação com o processo histórico do Método e a oferta e demanda dos dias atuais, procurando entender se o fato de o Método contemporâneo ter uma oportunidade mercadológica, que visa o lucro, desrespeita a tradição do Método clássico ou se ela vem a somar na técnica e no beneficio que o Pilates proporciona.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).