DO AMADORISMO AO FUTEBOL-ESPETÁCULO: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i1.37343Palavras-chave:
futebol, campo esportivo, configurações.Resumo
O objetivo desta pesquisa consta em uma reflexão acerca do processo de transição do futebol profissional para futebol espetáculo, considerando principalmente os potenciais de poder dos clubes brasileiros em relação a outros agentes atuantes neste campo. Pretende-se, num primeiro momento, destacar as principais características de cada uma das fases do processo de transição desde o amadorismo até o futebol espetáculo e perceber quais agentes detinham maiores potenciais de poder. Num segundo momento intenta-se comparar, na atualidade, as formas de obtenção de receitas de clubes estrangeiros e brasileiros, já considerando a lógica espetacularizada na qual o futebol está inserido. Tornou-se possível afirmar que o processo de modernização do futebol brasileiro ainda está incompleto, ou seja, a transição do futebol profissional para o futebol espetáculo, pelo menos para os clubes, ainda não ocorreu de forma plena.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).