IMPRESSÕES FEMININAS SOBRE A PRESENÇA DA MULHER NA CAPOEIRA

Autores

  • Katiuscia Mello Figuerôa UFPR
  • Marcelo Moraes e Silva UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/alesde.v4i2.37220

Palavras-chave:

Mulher, Capoeira, Esporte.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo levantar subsídios para pautar, discutir e interpretar os problemas que ainda existem no que se refere à participação feminina no universo capoeirístico, bem como identificar qual é o lugar que a mulher ocupa atualmente nesta modalidade. O estudo se fundamentou nas pesquisas quantitativa e qualitativa, utilizando a análise de documentos e um questionário semiaberto dirigido às protagonistas dessa história – capoeiristas que avaliam e expõem fragmentos de suas vivências em todos os âmbitos da Capoeira. A título de conclusão o artigo aponta que ainda existem muitas barreiras e limitações para a participação feminina na Capoeira e que muitas delas são construídas pelas próprias mulheres, que se discriminam e subestimam pela falta de apoio ou motivação dos seus mestres, locais de trabalho e da sociedade de forma geral ou porque pensam que não devem praticar e aprender uma arte marcial ou autodefesa, achando que isso poderia as tornar menos femininas.

Biografia do Autor

Katiuscia Mello Figuerôa, UFPR

Doutora em "Ciencias de la Actividad Física y del Deporte" pelo Instituto Nacional de Educación Física (INEF) da Universidade de León - Espanha (2010).

 Pós-Doutoranda em Educação Física na Universidade Federal do Paraná

Marcelo Moraes e Silva, UFPR

Doutor em Educação - UNICAMP

Pós-Doutor em Educação Física - UFPR

Professor do Departamento de Educação Física - UFPR

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFPR

Downloads

Como Citar

Figuerôa, K. M., & Moraes e Silva, M. (2014). IMPRESSÕES FEMININAS SOBRE A PRESENÇA DA MULHER NA CAPOEIRA. Revista Da ALESDE, 4(2), 16–31. https://doi.org/10.5380/alesde.v4i2.37220

Edição

Seção

Artigos Originais