UMA COMPREENSÃO DO LAZER PELA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA

Autores

  • Marco Bettine Almeida Universidade de São Paulo
  • Gustavo Gutierrez Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5380/alesde.v4i1.34799

Palavras-chave:

Lazer, Teoria do Lazer, Teoria da Ação Comunicativa.

Resumo

Este estudo visa contribuir para a compreensão do lazer. Para isso, nós interpretamos o lazer pela Teoria da Ação Comunicativa (TAC) de Jürgen Habermas (1987a;1987b). Primeiro, objetivamos compreender as categorias mais importantes da TAC, especialmente os conceitos de Mundo da Vida (MV), Sistema Dinheiro (SD) e Sistema Poder (SP) e, posteriormente, interpretamos o lazer pela TAC. Numa segunda etapa, buscamos reforçar esse referencial ao trazer outras interpretações para o objeto lazer, como: lazer e trabalho, lazer e pós-moderno, lazer e prazer; demonstrando como o referencial habermasiano pode contribuir para a interpretação do lazer contemporâneo. Para concluir, trazemos a definição de lazer, baseada em toda a construção teórica apresentada no estudo. Esse estudo é teórico exploratório, baseado na compreensão de teorias do lazer, na referência habermasiana (TAC) e na compreensão do lazer por essa referência. 

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Como Citar

Almeida, M. B., & Gutierrez, G. (2014). UMA COMPREENSÃO DO LAZER PELA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA. Revista Da ALESDE, 4(1), 37–45. https://doi.org/10.5380/alesde.v4i1.34799

Edição

Seção

Artigos Originais