UMA COMPREENSÃO DO LAZER PELA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/alesde.v4i1.34799Palavras-chave:
Lazer, Teoria do Lazer, Teoria da Ação Comunicativa.Resumo
Este estudo visa contribuir para a compreensão do lazer. Para isso, nós interpretamos o lazer pela Teoria da Ação Comunicativa (TAC) de Jürgen Habermas (1987a;1987b). Primeiro, objetivamos compreender as categorias mais importantes da TAC, especialmente os conceitos de Mundo da Vida (MV), Sistema Dinheiro (SD) e Sistema Poder (SP) e, posteriormente, interpretamos o lazer pela TAC. Numa segunda etapa, buscamos reforçar esse referencial ao trazer outras interpretações para o objeto lazer, como: lazer e trabalho, lazer e pós-moderno, lazer e prazer; demonstrando como o referencial habermasiano pode contribuir para a interpretação do lazer contemporâneo. Para concluir, trazemos a definição de lazer, baseada em toda a construção teórica apresentada no estudo. Esse estudo é teórico exploratório, baseado na compreensão de teorias do lazer, na referência habermasiana (TAC) e na compreensão do lazer por essa referência.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




