Uma leitura do futebol em São Paulo: a ginga, os territórios e as identidades
DOI:
https://doi.org/10.5380/alesde.v3i1.32028Palavras-chave:
Futebol, São Paulo, Sociologia do EsporteResumo
Neste ensaio buscamos discutir alguns aspectos do futebol, a partir de um olhar sistêmico da sociedade. Faremos uma breve passagem pelos autores ligados às ciências sociais que interpretaram a relação orgânica entre futebol, nação e brasilidade. Para isso, discutiremos a questão do corpo, da ginga e da reinterpretação cultural de um jogo praticado por ingleses em São Paulo, para uma ressignificação brasileira de como jogar e valorizar o futebol como um patrimônio nacional. Abordaremos, também, os territórios e as identidades do futebol no Estado de São Paulo, como foram constituídos espaços e a transformação dos mesmos, de um jogo praticado às margens do Rio Tietê, até a construção do monumento do Estádio Municipal do Pacaembu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).