QUE NÃO VENHAM OS POBRES! REFLEXÕES SOBRE SEGMENTAÇÃO SOCIAL, ESTIGMAS E SER “TORCEDOR”. CONSIDERAÇÕES SOBRE A PARTIDA JOGADA ENTRE COLO-COLO E UNIVERSIDAD CATÓLICA NO ESTÁDIO SÃO CARLOS DE APOQUINDO
DOI:
https://doi.org/10.5380/alesde.v2i1.25600Palavras-chave:
Futebol, Torcidas, Estigma, Violência, Segmentação Social.Resumo
Em 16 de outubro de 2011, após treze anos, houve uma partida do campeonato de futebol chileno entre Universidad Católica e Colo-Colo no estádio San Carlos de Apoquindo. As implicações dos eventos naquela ocasião são dignas para o desenvolvimento de algumas análises. E como a tendência de estudos sócio-culturais do futebol, foi possível aprofundar constantemente as questões que têm sido invisíveis na sociedade chilena: os preconceitos, as distinções de classe, segmentação e da violência. Neste trabalho, propomos uma análise comparativa entre dois bairros de começar a entender e refletir sobre as dinâmicas sócio-territoriais ligadas às expressões de pobreza, ao futebol e as torcidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).