SENTIDOS DA ADESÃO AO MOUNTAIN BIKE NA RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.5380/alesde.v2i1.24777Palavras-chave:
Adesão, Lazer, Mountain Bike, Natureza.Resumo
Este estudo identificou qualitativamente os sentidos de adesão ao mountain bike. Utilizou-se uma pesquisa exploratória, desenvolvida por meio de entrevista semi-estruturada, e pesquisa participante, aplicada a uma amostra intencional composta por vinte e uma pessoas adultas, de ambos os sexos, com experiência mínima de dois anos na prática do mountain bike. Com base na perspectiva da Análise de Discurso, os discursos evidenciam que na busca pela prática, os sentidos de lúdico, de aventura, de superação de desafios e sociabilidade, são os significados mais evidentes da adesão ao mountain bike. Percebe-se ainda, sentidos de diversão, saúde e qualidade de vida para praticantes de mountain bike.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




