Desafios e possibilidades da atuação do professor de Educação Física na creche em contexto de fronteira Brasil-Bolívia
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v18i1.102673Resumo
Este artigo investiga a inédita inserção do professor de Educação Física nas creches municipais de Corumbá-MS, um marco da nova Matriz Curricular da Educação Infantil que reconfigurou a prática pedagógica local, com reflexos até hoje. A pesquisa aborda a singularidade da região de fronteira, onde o fenômeno da mobilidade pendular se manifesta em crianças bolivianas que frequentam as instituições brasileiras. Adotando metodologia qualitativa, o estudo analisou as percepções de professores de Educação Física atuantes nessas creches, desvelando suas experiências. Os resultados indicam que a atuação profissional nessa etapa é complexa, marcada por desafios inerentes à rotina da creche, às barreiras de linguagem e à necessidade de adaptação às especificidades da primeira infância em um contexto transfronteiriço. O estudo, assim, sublinha a urgência de formação continuada e de políticas públicas eficazes que atendam às particularidades da educação em territórios de fronteira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).






