Editorial

Pensar o Rugby a partir da pesquisa e da escrita científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ra.v17i2.100931

Resumo

A produção científica sobre o rugby ainda é incipiente em comparação com outros esportes. Isso representa uma grande oportunidade: contribuir com novas vozes, olhares e métodos. Escrever cientificamente implica sistematizar observações, formular perguntas relevantes, revisar literatura, construir argumentos sólidos e manter uma perspectiva crítica. Também é uma prática política: decidir o que investigar, como fazê-lo e com quais horizontes éticos, estéticos e políticos.

Em razão disso, este número especial da revista ALESDE, intitulado “Investigar o Rugby: práticas, saberes e lógicas em disputa”, reúne dez artigos que abordam esse esporte a partir de diferentes perspectivas. Sua publicação é um convite a pensar esse esporte não como um objeto fechado, mas como um campo de conhecimento dinâmico, no qual se cruzam experiências, debates e desafios contemporâneos. A seguir, apresentam-se brevemente os dez artigos.

Biografia do Autor

Juan Casajús, Universidad Nacional de La Plata

Professor (Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educacion) 

Eduardo Lautaro Galak, CONICET/UNLP-IdIHCS - UNIPE

Profesor en Educación Física, Magíster en Educación Corporal y Doctor en Ciencias Sociales por la Universidad Nacional de La Plata (UNLP, Argentina), con post-doctorado en Educaçao, Conhecimento e Integraçao Social por la Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-Brasil).

Referências

Anderson, E., & McGuire, R. (2010). Inclusive masculinity theory and the gendered politics of men's rugby. Journal of Gender Studies, 19(3), 249–261. https://doi.org/10.1080/09589236.2010.494341

Bourdieu, P. (1993). The Field of Cultural Production: Essays on Art and Literature . Ed. Randal Johnson. Columbia University Press.

Branz, J. B. (2015). Ser macho y jugar al rugby: Estudio sobre masculinidades y sociabilidad entre hombres de sectores dominantes de la ciudad de La Plata. Masculinities & Social Change, 4(3), 298–320. https://doi.org/10.17583/mcs.2015.1613

Da-Silva, C., Casajús, J., Sainz, F. y Lazo, V. (2021). Impacto del Mixed Ability Rugby en el equipo Tarucas (Chile). En Actas, 14º Congreso de Educación Física y Ciencias. Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.14754/ev.14754.pdf

Dine, P. (2001). French Rugby Football: A Cultural History. Bloomsbury Academic.

Elías, N. (1996). “La génesis del deporte como problema sociológico”, en: Deporte y ocio en el proceso de la civilización, N. Elías y E. Dunning, México, Fondo de Cultura Económica.

Fallon, M. A., & Jome, L. M. (2007). An exploration of gender-role expectations and conflict among women rugby players. Psychology of Women Quarterly, 31(3), 311–321. https://doi.org/10.1111/j.1471-6402.2007.00374.x

Fuentes, S. (2022). Cuerpos de elite: Educación, masculinidad y moral en el rugby argentino. FLACSO Argentina. https://www.flacso.org.ar/publicaciones/cuerpos-de-elite/

Jarvie, G. (2017). Sport, Culture and Society: An Introduction. Routledge.

Light, R. L. (2013). “Theorizing Teaching in Sport Pedagogy” en R. L. Light & D. Kirk (Eds.), Research Methods in Physical Education and Youth Sport (pp. 70-91). Routledge.

Pringle, R. (2004). A social history of the articulations between rugby union and masculinities within Aotearoa/New Zealand. New Zealand Sociology, 19(1), 102–128. https://research.monash.edu/en/publications/a-social-history-of-the-articulations-between-rugby-union-and-mas

Sola Grancha, J. (1992). Histora del rugby. Apunts, Educación física, (29) 6-11.

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Casajús, J., & Galak, E. L. (2025). Editorial: Pensar o Rugby a partir da pesquisa e da escrita científica. Revista Da ALESDE, 17(2), 1–8. https://doi.org/10.5380/ra.v17i2.100931