Convocatória — Dossiê: Educação Física, esporte e práticas corporais em contextos fronteiriços
Apresentação do Dossiê
O presente Dossiê nasce das discussões e experiências compartilhadas durante o IX Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Câmpus do Pantanal) em 2025 — evento que reuniu pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões e áreas do conhecimento interessados em refletir sobre as múltiplas dimensões da fronteira. A partir das apresentações e debates realizados, emergiram investigações que abordam o esporte, a Educação Física e as práticas corporais como expressões privilegiadas para compreender os atravessamentos culturais, sociais e políticos que configuram as fronteiras contemporâneas.
O Dossiê busca reunir estudos que problematizem o conceito de fronteira para além de seus limites geopolíticos, considerando-a também como um espaço simbólico, social e corporal de trânsito, conflito e criação. Nesse sentido, pretende-se abrir um campo de diálogo interdisciplinar, acolhendo trabalhos que abordem temas como mobilidades, identidades, territorialidades, políticas públicas, desigualdades, gênero, interculturalidade, migrações e práticas corporais em regiões fronteiriças.
Mais do que reunir experiências locais, este dossiê propõe refletir sobre as fronteiras como lugares de invenção e transformação, nos quais o esporte e as práticas corporais podem assumir papéis ambíguos — ora como instrumentos de integração e pertencimento, ora como espaços de disputa simbólica, distinção e resistência. Assim, o objetivo é fomentar o debate sociológico, histórico, antropológico e educacional sobre os modos de viver e significar o corpo nas fronteiras.
Ao abrir esta chamada, a Revista ALESDE convida pesquisadoras e pesquisadores a contribuir com artigos que ampliem as perspectivas sobre o tema e que tragam à tona as experiências de fronteira como campos possíveis para repensar o esporte, a Educação Física e as práticas corporais na América Latina.
Linhas temáticas sugeridas
- Fronteiras, esporte e práticas corporais: perspectivas sociológicas e históricas
- Políticas Públicas do esporte em contextos fronteiriços
- Territorialidades, identidades e esporte
- Migração, interculturalidade e esporte
- Esporte, gênero e diversidade nas fronteiras
- Práticas corporais como mediação social e política
- Fronteiras e desigualdades: classe, raça e etnia nas práticas corporais
- Esporte na fronteira: experiências, deslocamentos e pertencimentos
- Lazer e esporte em cidades gêmeas e regiões de fronteira
Prazo de envio: Até 01 de fevereiro de 2026
Previsão de publicação: Julho de 2026
Os textos deverão ser enviados de acordo com as normas do template da Revista ALESDE.
Submissão dos manuscritos:
https://revistas.ufpr.br/alesde/about/submissions
Idiomas:
Português, espanhol e inglês.
Organização:
Leonardo do Couto Gomes
Jeferson Roberto Rojo




