Convocatória — Dossiê: Educação Física, esporte e práticas corporais em contextos fronteiriços

2025-11-01

Apresentação do Dossiê

O presente Dossiê nasce das discussões e experiências compartilhadas durante o IX Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Câmpus do Pantanal) em 2025 — evento que reuniu pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões e áreas do conhecimento interessados em refletir sobre as múltiplas dimensões da fronteira. A partir das apresentações e debates realizados, emergiram investigações que abordam o esporte, a Educação Física e as práticas corporais como expressões privilegiadas para compreender os atravessamentos culturais, sociais e políticos que configuram as fronteiras contemporâneas.

O Dossiê busca reunir estudos que problematizem o conceito de fronteira para além de seus limites geopolíticos, considerando-a também como um espaço simbólico, social e corporal de trânsito, conflito e criação. Nesse sentido, pretende-se abrir um campo de diálogo interdisciplinar, acolhendo trabalhos que abordem temas como mobilidades, identidades, territorialidades, políticas públicas, desigualdades, gênero, interculturalidade, migrações e práticas corporais em regiões fronteiriças.

Mais do que reunir experiências locais, este dossiê propõe refletir sobre as fronteiras como lugares de invenção e transformação, nos quais o esporte e as práticas corporais podem assumir papéis ambíguos — ora como instrumentos de integração e pertencimento, ora como espaços de disputa simbólica, distinção e resistência. Assim, o objetivo é fomentar o debate sociológico, histórico, antropológico e educacional sobre os modos de viver e significar o corpo nas fronteiras.

Ao abrir esta chamada, a Revista ALESDE convida pesquisadoras e pesquisadores a contribuir com artigos que ampliem as perspectivas sobre o tema e que tragam à tona as experiências de fronteira como campos possíveis para repensar o esporte, a Educação Física e as práticas corporais na América Latina.

Linhas temáticas sugeridas

  • Fronteiras, esporte e práticas corporais: perspectivas sociológicas e históricas
  • Políticas Públicas do esporte em contextos fronteiriços
  • Territorialidades, identidades e esporte
  • Migração, interculturalidade e esporte
  • Esporte, gênero e diversidade nas fronteiras
  • Práticas corporais como mediação social e política
  • Fronteiras e desigualdades: classe, raça e etnia nas práticas corporais
  • Esporte na fronteira: experiências, deslocamentos e pertencimentos
  • Lazer e esporte em cidades gêmeas e regiões de fronteira

Prazo de envio: Até 01 de fevereiro de 2026

Previsão de publicação: Julho de 2026

Os textos deverão ser enviados de acordo com as normas do template da Revista ALESDE.

Serão aceitas, no máximo, apenas duas submissões do mesmo autor.

Submissão dos manuscritos:
https://revistas.ufpr.br/alesde/about/submissions

Idiomas:
Português, espanhol e inglês.

Organização:

Leonardo do Couto Gomes

Jeferson Roberto Rojo