INSETICIDAS UTILIZADOS PARA O CONTROLE DE MOSCA-DAS-FRUTAS EM POMARES DE MACIEIRA: AÇÃO SOBRE Neoseiulus californicus (ACARI: PHYTOSEIIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v2i1.983Palavras-chave:
Phytoseiidae, ácaro predador, resistência, macieira, predator mite, resistence, apple.Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar o efeito dos inseticidas malathion, azinphos ethyl, phosmet e fenthion sobre duas populações de Neoseiulus californicus (McGregor). A primeira população foi criada em bandejas (PCB) e não recebeu qualquer inseticida durante, pelo menos, dois anos, sendo que a segunda ficou exposta aos inseticidas normalmente utilizados contra Anastrepha fraterculus (Wied) e denominada de população liberada no pomar (PLP). Vinte e quatro fêmeas de idades conhecidas e de ambas as populações foram colocadas em 12 células de 2x2 cm e foram alimentadas diariamente com adultos de Tetranychus urticae Koch. Elas foram pulverizadas com um atomizador de laboratório, marca Desaga (Heidelberg), nº 124000, que proporciona pulverização fina e homogênea. As avaliações de oviposição e mortalidade foram realizadas após 12, 24, 72 e 96 horas da pulverização. Phosmet e malathion provocaram 50 e 66% de mortalidade de N. californicus das PLP e PCB, respectivamente, na concentração recomendada para macieiras, enquanto que, fenthion e azinphos ethyl foram muito tóxicos para ambas populações, provocando 100% de mortalidade na concentração de 1.500 ppm. Concluiu-se que a PLP sobre pressão de inseticidas tornou-se mais tolerante aos produtos phosmet e malation, que a PCB, em apenas um ciclo vegetativo da macieira.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
