DINÂMICA DO BANCO DE PLÂNTULAS DE PALMITO EM AMBIENTE NATURAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v2i1.981Palavras-chave:
Floresta Atlântica, extrativismo sustentável, produtos florestais não madeiráveis, Atlantic Forest, sustainable harvest, non-wood forest products.Resumo
O trabalho foi desenvolvido na propriedade da BANESTADO S/A Reflorestadora, em Paranaguá, PR (25º 35 S; 48º 32 O), visando contribuir para o conhecimento da biologia de Euterpe edulis Mart. em florestas naturais e auxiliar futuros planos de manejo da espécie. Especificamente buscou-se estimar, para o período de um ano, o crescimento, a sobrevivência, a natalidade realizada e a transição dos estádios de desenvolvimento do conjunto de indivíduos sem estipe exposto (banco de plântulas). O padrão de sobrevivência encontrado assemelha-se àqueles já descritos na literatura, representado por alta mortalidade entre os estádios mais jovens. A mortalidade decorrente de danos físicos causados pela queda de galhos ou folhas foi expressiva. Registrou-se que o crescimento em altura, diâmetro e produção de folhas tende a elevar-se do estádio de plântula para jovem II. O mesmo pôde ser observado para o número de folhas mortas nesses estádios. O registro de entrada de novos indivíduos na população e os valores de sobrevivência e transição obtidos para os diferentes estádios estudados são indicativos da franca regeneração natural da espécie no local do estudo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
