QUALIDADES TECNOLÓGICAS DA CANA-PLANTA E DA CANA-SOCA EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DA ESCÓRIA DE SIDERURGIA E DO CALCÁRIO

Autores

  • Renato de Mello PRADO

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v2i1.978

Palavras-chave:

resíduo siderúrgico, calagem, rendimento industrial, rendimento de açúcar por hectare, cana-de-açúcar, metallurgical residue, liming, industrial yield, sugar/hectare yield, sugar cane.

Resumo

Com o objetivo de avaliar o efeito da escória de siderurgia sobre as qualidades tecnológicas da cana-de-açúcar, comparado com o calcário, foi conduzido um experimento de campo durante os dois primeiros cortes da cana-de-açúcar (variedade SP80-1842) efetuados nos anos agrícolas 1998/99 e 1999/00, em Ituverava, região norte do Estado de São Paulo, em Latossolo Vermelho Amarelo álico. Os tratamentos consistiram de dois corretivos, o calcário calcítico e a escória de siderurgia, aplicados em três doses equivalentes a CaCO3, visando elevar a saturação por bases para 50%; 75% e 100%, além da testemunha sem corretivo. Por ocasião da colheita da cana-planta e da cana-soca aos 12 e 24 meses após o plantio, respectivamente, realizaram-se as análises tecnológicas (brix; pol; pureza e fibra), cálculo do açúcar teórico recuperável (ATR) da cana e da área, e correlação do ATR por área com o rendimento de colmos. Os resultados permitem concluir que nem a escória de siderurgia nem o calcário afetaram significativamente as qualidades tecnológicas avaliadas dos colmos da cana-de-açúcar. No entanto, pelos estudos de regressão, a aplicação exclusiva de escória resultou na cana-de-açúcar em uma relação linear entre as variáveis rendimento de colmos e de açúcar por hectare, atingindo na cana-soca o rendimento de açúcar por hectare 22% superior ao calcário.

Downloads

Como Citar

PRADO, R. de M. (2001). QUALIDADES TECNOLÓGICAS DA CANA-PLANTA E DA CANA-SOCA EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DA ESCÓRIA DE SIDERURGIA E DO CALCÁRIO. Scientia Agraria, 2(1), 61–66. https://doi.org/10.5380/rsa.v2i1.978

Edição

Seção

Artigos Científicos