CALOGÊNESE EM DIFERENTES ESTACAS DE CAQUIZEIRO TRATADAS COM FRIO E ÁCIDO INDOLBUTÍRICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v7i1.7282Palavras-chave:
estaquia, auxinas, brotação, Diospyros kaki L., cutting, auxins, budburstResumo
Objetivou-se avaliar a influência da época de coleta, tratamento com frio e doses de ácido indolbutírico (AIB) na calogênese
em estacas de caquizeiro ‘Fuyu’. Formulou-se a hipótese que sendo o caquizeiro uma espécie que apresenta dormência em intensidades variadas durante o outono e inverno, então o crescimento celular necessário à calogênese é influenciado pela época do ano e pelo efeito do frio, que juntos podem tornar as células responsivas à ação das auxinas. Os ramos foram coletados em 29/08 (estacas lenhosas) e 21/02 (estacas semi-lenhosas) e em cada época, metade dos ramos foi tratada com 504 horas de frio (4 a 7° C) e metade foi submetida
à estaquia após tratamento com AIB (0, 1.000, 2.000 e 3.000 mg L-1). Determinou-se a velocidade de brotação das gemas e após 60 dias foram avaliadas a porcentagem de estacas com calo, brotadas, dormentes e mortas. A calogênese foi maior (20,83 %) nas estacas semi-lenhosas não tratadas com frio. Nas estacas lenhosas não houve formação de calos. Nas estacas semi-lenhosas a velocidade de brotação foi menor que nas estacas lenhosas mas nestas últimas houve maior mortalidade (90,04 %). O tratamento com AIB não influenciou a calogênese. Concluiu-se que a calogênese foi favorecida nas estacas semi-lenhosas não tratadas com frio. A velocidade de brotação foi mais intensa nas estacas lenhosas e tratadas com frio. As estacas semi-lenhosas apresentaram-se mais dormentes, principalmente as submetidas ao tratamento com frio. Houve um maior percentual de estacas mortas entre as estacas lenhosas tratadas com frio.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
