Teores de quercitrina em acessos de Solidago chilensis Meyen (Asteraceae) e sua correlação com atributos químicos do solo
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v19i2.51280Resumo
Solidago chilensis Meyen, popularmente conhecida como arnica brasileira, é uma espécie com propriedades medicinais devido à presença de quercitrina (3-o-ram-quercetina) que possui ação antiiflamatória. Objetivou-se avaliar os teores de quercitrina em flores, folhas e parte aérea (ramos, folhas e flores) de acessos de S. chilensis e sua correlação com os atributos químicos do solo. O material vegetal foi coletado de dez acessos distribuídos na região metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná, quando apresentavam-se em pleno florescimento. O maior teor quercitrina foi verificado nas folhas quando comparado com flores e parte aérea da planta. Os acessos A05 (Curitiba) e A07 (Mandirituba) apresentaram os maiores teores de princípio ativo (58,13 e 57,63 mg g-1, respectivamente). Maiores teores de quercitrina foram observados em solos com maior pH e disponibilidade de cálcio e com menores teores de alumínio no solo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.