UTILIZAÇÃO DE LODO DE CURTUME EM COMPLEMENTAÇÃO AO SUBSTRATO COMERCIAL NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE PIMENTA BIQUINHO

Autores

  • Rafael Nunes Almeida Instituto Federal do Espírito Santo
  • Diego Rogério Ferraz Instituto Federal do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Arildo Sebastião Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Erivelton Gonçalves Cunha IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), e Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extenção Rural.
  • Josean Castro Vieira IFES Campus de Alegre
  • Tássio da Silva Souza IFES, Incaper
  • Sávio da Silva Berilli IFES Campus Itapina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v18i1.49914

Resumo

A utilização de resíduos industriais, como o lodo de curtume, em substratos para produção de mudas é uma alternativa para redução de custos de produção, e para destinação dos resíduos industriais. O cultivo de pimentas tem ganhado espaço no mercado brasileiro favorecendo principalmente a agricultura familiar, onde um dos desafios é diminuir o custo de produção. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes concentrações de lodo de curtume bovino adicionado ao substrato comercial na germinação, desenvolvimento e qualidade de mudas de pimenta biquinho. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados com 7 tratamentos, sendo dois substratos comerciais: Provaso® (TP) e Bioplant® (TL0); e cinco diferentes proporções de lodo desidratado (10, 30, 50, 70 e 90%) misturados ao substrato Bioplant®. Avaliou-se nesse experimento o percentual de germinação, características de desenvolvimento e Índice de Qualidade de mudas de Dickson (IQD). O potencial germinativo foi maior para os tratamentos com adição de lodo de curtume ao substrato comercial Bioplant®. Os melhores resultados para as características de desenvolvimento das mudas ocorreram com a adição de lodo desidratado ao substrato Bioplant® nos intervalos de 30 a 70% de lodo no substrato. O índice de qualidade de mudas foi maior para a mistura de 30% de lodo de curtume desidratado com Bioplant®.

Biografia do Autor

Rafael Nunes Almeida, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor de Biologia, e aluno do Programa de Mestrado em Agroecologia do IFES Campus de Alegre.

Diego Rogério Ferraz, Instituto Federal do Espírito Santo Campus de Alegre

Mestrando em Agroecologia, e servidor responsável pelo setor de Olericultura do Campus de Alegre.

Arildo Sebastião Silva, Instituto Federal do Espírito Santo

Aluno do Programa de Mestrado em Agroecologia do IFES Campus de Alegre. Técnico Extensionista pelo Instituto Chão Vivo - Certificadora de Produção Orgânica.

Erivelton Gonçalves Cunha, IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), e Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extenção Rural.

Técnico extensionista do Incaper, trabalhando na área de implementação de práticas agroecológicas. Aluno do Programa de Mestrado em Agroecologia do IFES Campus de Alegre.

Josean Castro Vieira, IFES Campus de Alegre

Aluno do Programa de Mestrado do IFES Campus de Alegre

Tássio da Silva Souza, IFES, Incaper

Extensionista pelo Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural). Aluno do programa de Mestrado em Agroecologia do IFES

Sávio da Silva Berilli, IFES Campus Itapina

Professor Doutor em Produção Vegetal, do IFES Campus de Itapina

Downloads

Publicado

2017-04-12

Como Citar

Almeida, R. N., Ferraz, D. R., Silva, A. S., Cunha, E. G., Vieira, J. C., Souza, T. da S., & Berilli, S. da S. (2017). UTILIZAÇÃO DE LODO DE CURTUME EM COMPLEMENTAÇÃO AO SUBSTRATO COMERCIAL NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE PIMENTA BIQUINHO. Scientia Agraria, 18(1), 20–33. https://doi.org/10.5380/rsa.v18i1.49914

Edição

Seção

Ciências do Solo