DISPONIBILIDADE DE ALIMENTO COLETADO POR OPERÁRIAS DA ABELHA AFRICANIZADA EM FUNÇÃO DOS FATORES AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v6i1.4591Palavras-chave:
abelha africanizada, Senecio brasiliensis e concentração de açúcares no néctar, africanized, Senecio brasiliensis and sugar concentration in nectarResumo
O experimento foi conduzido no Município de Mandirituba, Paraná, em novembro de 1999. Objetivouse avaliar a freqüência com que as operárias das abelhas africanizadas coletaram alimento nas flores de flor-das-almas (Senecio brasiliensis Less.). Em média, o néctar foi o recurso alimentar que apareceu com maior freqüência das sete às dezoito horas. Observou-se que, durante as horas do dia, existem diferenças estatisticamente significativas na variável concentração de açúcares no néctar. Os dados percentuais das variáveis correspondentes aos recursos alimentares apresentaram as seguintes médias: néctar 30,07%, pólen 21,26%, néctar e pólen 20,19% e operárias sem alimento 28,68%. A correlação apresentou-se significativa, positiva e moderada com a concentração de açúcares no néctar. A correlação entre a concentração de açúcares no néctar com a temperatura é direta positiva e moderada; com a umidade relativa do ar é moderada e inversa com a concentração de açúcares no néctar.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
