DISTRIBUIÇÃO LONGITUDINAL DE SEMENTES DE ALGODÃO E GIRASSOL COM DIFERENTES VELOCIDADES E INCLINAÇÕES EM DOSADORES PNEUMÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v16i2.41050Palavras-chave:
Inclinação, Dosadores, Velocidade, Algodão, Girassol.Resumo
O trabalho foi conduzido no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas - LASERG, localizado na Universidade Federal de Santa Maria, com o auxílio de uma bancada que reproduz, artificialmente, as condições operacionais sob as quais a máquina efetua a semeadura no campo. Utilizou-se o delineamento experimental blocos casualizados com parcelas sub-subdivididas, com três fatores experimentais: inclinação transversal do dosador com três níveis (±11° e nivelado), velocidade de deslocamento com três níveis (5; 7,5 e 10km h-1) e três dosadores de sementes pneumáticos. As sementes utilizadas foram girassol e algodão, realizou-se a medição de 250 espaçamentos entre sementes, medidos com o auxílio de uma trena de 30 m, esticada sobre a esteira. Para a regularidade de distribuição avaliou-se o nível de espaçamentos aceitáveis, duplos e falhos e pelo coeficiente de variação dos dados coletados na esteira de sementes. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA). Os resultados obtidos mostram que o aumento da velocidade de semeadura influiu significativamente nos resultados médios de espaçamentos aceitáveis e falhos, além da precisão. Para o fator inclinação não houve diferença significativa pelo teste de F.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.