ANÁLISE DE CRESCIMENTO EM FEIJOEIRO CULTIVADO SOB DIFERENTES DENSIDADES DE SEMEADURA

Autores

  • Raphael Rossi SILVA Universidade Estadual de Londrina
  • Silvia SCARIOTTO
  • Gustavo MALAGI Universidade Federal de Pelotas
  • José Abramo MARCHESE UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v13i2.40883

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris, rendimento, índices fisiológicos, espaçamento.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar por meio da análise de crescimento, as variações nas características fisiológicas do feijoeiro comum, cultivar IPR Tiziu, submetidos a diferentes densidades de semeadura, buscando identificar a melhor disposição espacial das plantas. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com quatro repetições, os tratamentos consistiram de cinco densidades de semeadura (DS): 8, 10, 12, 14 e 18 plantas m-1, respectivamente, 20, 25, 30, 35, 40 pl m-2. Para avaliação, semanalmente coletaram-se 12 plantas de cada parcela. Os resultados evidenciaram aumento do índice de área foliar (IAF) e da matéria seca total (MST) até 57 dias após a emergência (DAE), enquanto a taxa de crescimento da cultura (TCC), taxa de crescimento relativo (TCR), taxa assimilatória líquida (TAL) e razão de área foliar (RAF) apresentaram redução durante o ciclo da cultura. A DS de 30 pl m-2 foi a mais eficiente no aproveitamento dos recursos do ambiente quanto à conversão de energia luminosa e CO2 em MST, já que apresentou os maiores valores de MST, TCC e TAL. Entretanto, os tratamentos não diferiram significativamente entre si para os componentes do rendimento e rendimento de grãos. A maior DS promoveu menor TAL, TCC, RAF devido ao aumento do IAF, o que provocou auto-sombreamento na cultura, diminuindo a eficiência fotossintética do feijoeiro.

Biografia do Autor

Raphael Rossi SILVA, Universidade Estadual de Londrina

Eng. Agr., MSc., Doutorando do Programa de Pós Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina.

Silvia SCARIOTTO

Eng. Agr., MSc. Em Agronomia. Pato Branco.

Gustavo MALAGI, Universidade Federal de Pelotas

Eng. Agr., MSc., Doutorando do Programa de Pós Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Pelotas.

José Abramo MARCHESE, UTFPR

Eng. Agr., Phd., Professor do Programa de Pós Graduação em Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Pato Branco.

Downloads

Como Citar

SILVA, R. R., SCARIOTTO, S., MALAGI, G., & MARCHESE, J. A. (2012). ANÁLISE DE CRESCIMENTO EM FEIJOEIRO CULTIVADO SOB DIFERENTES DENSIDADES DE SEMEADURA. Scientia Agraria, 13(2). https://doi.org/10.5380/rsa.v13i2.40883

Edição

Seção

Fitotecnia