PROSPECÇÃO CLONAL E OCORRÊNCIA DE VIROSES DA CULTIVAR FOLHA DE FIGO NA REGIÃO DE CALDAS, MG

Autores

  • Fabíola VILLA Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Maria da Fé(MG)
  • Murillo de Albuquerque REGINA Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) / Fazenda Experimental Caldas (FECD)
  • Ângelo Albérico ALVARENGA Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) / Centro Tecnológico do Sul de Minas (CTSM)
  • Moacir PASQUAL Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Regiane Abjaud STOPA Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v11i2.16737

Palavras-chave:

Vitis labrusca, clonal selection, ELISA test, seleção clonal, teste ELISA

Resumo

A produtividade da videira (Vitis labrusca L.) cultivar Folha de Figo na região de Caldas, MG, é muito baixa, devido, entre outros fatores, à ocorrência de viroses. Objetivou-se neste estudo, selecionar clones mais produtivos dessa cultivar, bem como a sanidade dos mesmos. O trabalho iniciou-se em 1994, em vinhedo da EPAMIG e propriedades particulares, onde procedeu-se a uma primeira seleção de 137 plantas, obedecendo a critérios visuais de vegetação, produção e identidade varietal. Estas foram marcadas para o acompanhamento do volume e qualidade da produção. Durante a primavera de 1996, antes da colheita, por ocasião do início da maturação dos cachos, iniciaram-se os trabalhos de seleção massal e definiram-se como parâmetros dessa seleção a produção por planta e o índice de fertilidade. O teste DAS-ELISA foi realizado para verificar o estado sanitário dos 19 clones através da detecção dos seis principais vírus que ocorrem em videira. Foram detectados apenas o vírus da canelura do tronco da videira (GVA) e o vírus associado ao enrolamento da folha da videira (GLRaV-3) em 31,58% e 15,79% das plantas testadas, respectivamente. Contudo, todas as plantas infectadas apresentaram produções médias superiores a 5,0 kg planta-1 (13,29 t ha-1), comprovando que a infecção por estes vírus não afetaram a produtividade destas videiras.

Biografia do Autor

Fabíola VILLA, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Maria da Fé(MG)

DSc., Pós-Doutoranda em Fitotecnia, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)

Murillo de Albuquerque REGINA, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) / Fazenda Experimental Caldas (FECD)

DSc., Pesquisador Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) / Fazenda Experimental Caldas (FECD),

Ângelo Albérico ALVARENGA, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) / Centro Tecnológico do Sul de Minas (CTSM)

DSc., Pesquisador Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) / Centro Tecnológico do Sul de Minas (CTSM),

Moacir PASQUAL, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DSc., Professor Adjunto do Dep. de Agricultura, Universidade Federal de Lavras (UFLA),

Regiane Abjaud STOPA, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestre em Genética e Melhoramento Vegetal, Departamento de Biologia, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Downloads

Publicado

2010-05-10

Como Citar

VILLA, F., REGINA, M. de A., ALVARENGA, Ângelo A., PASQUAL, M., & STOPA, R. A. (2010). PROSPECÇÃO CLONAL E OCORRÊNCIA DE VIROSES DA CULTIVAR FOLHA DE FIGO NA REGIÃO DE CALDAS, MG. Scientia Agraria, 11(2), 155–161. https://doi.org/10.5380/rsa.v11i2.16737

Edição

Seção

Fitopatologia