LIXIVIAÇÃO DE NITROGÊNIO EM COLUNA EM FUNÇÃO DA GRANULOMETRIA DO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v11i2.16461Palavras-chave:
Key-words, texture of soil, ammonium sulphate, potassium nitrate, Palavras-chave, textura do solo, sulfato de amônio, nitrato de potássio.Resumo
A quantidade de nitrogênio que pode ser lixiviado é influenciada principalmente pelos fatores que determinam o fluxo de água no solo, como a textura e estrutura, bem como pela concentração e forma do nitrogênio presente no solo. Este trabalho teve como objetivo avaliar a lixiviação de nitrogênio em função da granulometria do solo. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado com arranjo fatorial 5 X 2, com cinco classes de solo (três argissolos, um nitossolo e um latossolo) de diferentes granulometrias (37,5; 132,5; 315,0; 491,2 e 546,0 g kg-1 de argila), coletados na região norte do estado do Paraná, e duas fontes de nitrogênio (nitrato de potássio e sulfato de amônio) com quatro repetições. Um tratamento testemunha sem nitrogênio foi incluído para permitir testes estatísticos adicionais. Os solos foram acondicionados em colunas de PVC com 25 cm de altura e 4 cm de diâmetro, e posteriormente, umedecidos até a capacidade de campo. As fontes de nitrogênio foram aplicadas na quantidade equivalente a 65 kg ha-1 de N e em seguida aplicou-se 150 cm3 de água destilada, correspondente a uma precipitação de 180 mm. O uso de nitrato de potássio resultou em maiores perdas de nitrogênio por lixiviação, em comparação com a fonte sulfato de amônio, apresentando correlação negativa com o teor de argila.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
