FERTILIZANTES NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE OLIVEIRA ‘ARBEQUINA’

Autores

  • João VIEIRA NETO Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Fazenda Experimental de Maria da Fé
  • Geraldo Magela de Almeida CANÇADO Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Fazenda Experimental de Caldas, Caldas (MG)
  • Adelson Francisco de OLIVIERA Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Fazenda Experimental de Lavras, Lavras (MG)
  • Hugo Adelande de MESQUITA Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Fazenda Experimental de Lavras, Lavras (MG)
  • Alessandro Dal’col LÚCIO Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS)
  • Luiz Fernando de Oliveira da SILVA Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Fazenda Experimental de Maria da Fé

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v11i1.15943

Palavras-chave:

Propagation, oliviculture, mineral nutrition, fertilization, Propagação, olivicultura, nutrição mineral, adubação

Resumo

O trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos da aplicação de fertilizantes comerciais na fase final de produção de mudas de oliveira. A pesquisa foi conduzida na Fazenda da EPAMIG, localizada no município de Maria da Fé, MG. As atividades de pesquisa iniciaram em 2008, sendo utilizadas estacas semilenhosas enraizadas de ‘Arbequina’. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições e 12 mudas por parcela, cultivadas em sacolas plásticas com capacidade de 2 dm3 de substrato. Avaliou-se quatro fertilizantes comerciais: Ativo®; Brotax-Micro®; Fert Bokashi®; e Nippoterra®, em cinco dosagens (cm3 dm-3): 0; 1; 2; 3; e 4. Os fertilizantes foram aplicados em intervalos de 15 dias após instalação do ensaio, durante um período de 120 dias. Cada parcela experimental foi pulverizada com 0,5 dm3 de solução. Aos 60 dias foram avaliados o número médio de brotações e o comprimento médio de brotações e aos 120 dias, altura da planta; número médio de raízes; comprimento do sistema radicular; massa da fitomassa seca da parte aérea e massa da fitomassa seca da raiz. Observou-se pelos resultados que os fertilizantes Ativo®, Brotax-Micro®, Fert Bokashi® e Nippoterra® tiveram desempenho favorável na etapa final de produção de mudas de oliveira; Todos fertilizantes testados, quando aplicados na dosagem de 4 cm3 dm-3, proporcionaram mudas maiores e com sistema radicular mais desenvolvido, em relação à testemunha.

Biografia do Autor

João VIEIRA NETO, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Fazenda Experimental de Maria da Fé

Engenheiro Agrônomo, D. Sc. Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Fazenda Experimental de Maria da Fé;Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

Geraldo Magela de Almeida CANÇADO, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Fazenda Experimental de Caldas, Caldas (MG)

Engenheiro Agrônomo, D. Sc. Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Fazenda Experimental de Caldas; Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

Adelson Francisco de OLIVIERA, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Fazenda Experimental de Lavras, Lavras (MG)

Engenheiro Agrônomo, D. Sc. Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Fazenda Experimental de Lavras, Bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

Hugo Adelande de MESQUITA, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Fazenda Experimental de Lavras, Lavras (MG)

Engenheiro Agrônomo, D. Sc. Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Fazenda Experimental de Lavras, Bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

Alessandro Dal’col LÚCIO, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS)

Engenheiro Agrônomo, D. Sc. Universidade Federal de Santa Maria.

Luiz Fernando de Oliveira da SILVA, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Fazenda Experimental de Maria da Fé

Engenheiro Agrônomo, D. Sc. Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Fazenda Experimental de Maria da Fé;Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

Downloads

Como Citar

VIEIRA NETO, J., CANÇADO, G. M. de A., OLIVIERA, A. F. de, MESQUITA, H. A. de, LÚCIO, A. D., & SILVA, L. F. de O. da. (2010). FERTILIZANTES NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE OLIVEIRA ‘ARBEQUINA’. Scientia Agraria, 11(1), 049–055. https://doi.org/10.5380/rsa.v11i1.15943

Edição

Seção

Fitotecnia