CRESCIMENTO E PRODUTIVIDADE DE SOJA EM DIFERENTES ÉPOCAS DE SEMEADURA NO OESTE DA BAHIA

Autores

  • Thyane Viana da CRUZ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),Barreiras (BA)
  • Clovis Pereira PEIXOTO Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Mônica Cagnin MARTINS Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano, Barreiras (BA)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v11i1.15941

Palavras-chave:

Glycine max, dry matter, leaf area, phenology, matéria seca, área foliar, fenologia

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho vegetativo e produtivo de cinco cultivares de soja com diferentes ciclos de maturação indicados para a região Oeste da Bahia, em diferentes épocas de semeadura. Os ensaios foram instalados no campo experimental da Fundação Bahia, na Fazenda Maria Gabriela, município de São Desidério - BA, no ano agrícola 2006/2007. O delineamento experimental foi em blocos casualizados no esquema fatorial 4 X 5 (quatro épocas de semeadura: primeira época 29/11/2006, segunda época 14/12/2006, terceira época 28/12/2007, quarta época 12/01/2007 e cinco cultivares: M-SOY 8411, BRS Corisco, BRS 263 [Diferente], BRS Barreiras e M-SOY 9350) com quatro repetições. Para avaliar o desempenho vegetativo foi realizado o acompanhamento fenológico durante todo ciclo da cultura e efetuadas coletas quinzenais de cinco plantas/parcela, iniciando aos trintas dias após a emergência (DAE) até a maturação fisiológica (R7), para determinação da massa de matéria seca, da área foliar, do número de folhas e da altura das plantas. Para avaliar o desempenho produtivo foi determinada a produtividade de grãos na área útil de cada parcela. A época de semeadura influencia o desempenho vegetativo e produtivo dos cultivares de soja. O atraso na época de semeadura promove redução no ciclo dos cultivares de soja, principalmente na fase reprodutiva. Ecofisiologicamente, as semeaduras tardias 28/12/2006 e 12/01/2007 não são favoráveis à obtenção de produtividades superiores para a soja no Oeste da Bahia.

Biografia do Autor

Thyane Viana da CRUZ, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),Barreiras (BA)

Doutoranda em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)/ Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).

Clovis Pereira PEIXOTO, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Eng. Agrônomo Professor Dr. em Fisiologia Vegetal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)/ Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).

Downloads

Como Citar

CRUZ, T. V. da, PEIXOTO, C. P., & MARTINS, M. C. (2010). CRESCIMENTO E PRODUTIVIDADE DE SOJA EM DIFERENTES ÉPOCAS DE SEMEADURA NO OESTE DA BAHIA. Scientia Agraria, 11(1), 033–042. https://doi.org/10.5380/rsa.v11i1.15941

Edição

Seção

Fitotecnia