FONTES DE FÓSFORO PARA ADUBAÇÃO FOLIAR NA CULTURA DO FEIJOEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v10i4.14855Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, ácido fosfórico, fosfato monoamônico, fosfato de potássio, fosfito de potássio, monoammonium phosphate, phosphoric acid, potassium phosphate, potassium phosphiteResumo
Grande parte do fósforo utilizado nas adubações em solos tropicais é perdida por fixação. A adubação via foliar, por utilizar-se de quantidades bem inferiores às aplicadas ao solo, constitui-se numa importante alternativa para a redução das perdas do elemento por fixação nestes solos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de fontes de fósforo aplicadas via foliar na cultura do feijoeiro, sobre os componentes de produção, a produtividade e a quantidade do nutriente nos grãos. Foi conduzido um experimento em vasos, sob casa-de-vegetação, em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições e seis tratamentos: 1 - adubação completa via solo; 2 - testemunha (sem adubação); aplicação foliar com as fontes: 3 - fosfito de potássio; 4 - ácido fosfórico; 5 -fosfato monoamônico; e 6 - fosfato de potássio. As aplicações foliares de P foram realizadas semanalmente a partir do sétimo dia após a emergência, na concentração de 10 mg dm-3. A produtividade de grãos com a aplicação de P foliar foi superior à testemunha, porém inferior à adubação via solo. Não houve diferenças entre as fontes para a produtividade de grãos, mas o fosfato de potássio e o fosfato monoamônico proporcionaram maior acúmulo de P nos grãos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
