COBERTURA DA CULTURA DA SOJA PELA CALDA FUNGICIDA EM FUNÇÃO DE PONTAS DE PULVERIZAÇÃO E VOLUMES DE APLICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v10i3.14529Palavras-chave:
Tecnologia de aplicação, jato plano, jato cônico, ferrugem asiática, Spraying technology, flat fan nozzle, hollow cone nozzles, asian soybean rustResumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a cobertura da cultura da soja na aplicação de fungicida em função de pontas de pulverização (ponta de jato cônico e duas pontas de jato plano anexado a um corpo de bico DUO) e três volumes de calda (100, 150 e 200 dm3 ha-1). O experimento foi realizado em Janeiro de 2008, em área da Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESP campus de Jaboticabal. Foi utilizada uma área de 288 m2, com o delineamento experimental em blocos ao acaso em esquema fatorial 2x3 com 4 repetições, totalizando de 24 parcelas experimentais de 12 m2. Para a pulverização com bicos hidráulicos foi utilizado um pulverizador costal de pressão constante mantida por CO2 comprimido com barra de 2 m. A análise da porcentagem de cobertura foi realizada por meio da utilização de papel hidrossensível, sendo que, esse foi colocado em três posições da planta o que representa, em altura, os terços superior, médio e inferior do dossel. Para todos os terços não houve interação entre os fatores avaliados, assim como também não houve diferença estatística entre as pontas de pulverização e entre os volumes de calda. Em relação aos volumes de aplicação o de 200 dm3 ha-1 apresentou maior porcentagem de cobertura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
