DANOS CAUSADOS POR PERCEVEJO-DE-RENDA NA PRODUÇÃO DE PARTE AÉREA E RAÍZES DE MANDIOCA

Autores

  • Josefino de Freitas FIALHO EMBRAPA Cerrados, Planaltina (DF)
  • Eduardo Alano VIEIRA EMBRAPA Cerrados, Planaltina (DF)
  • Silvana Vieira de PAULA-MORAES EMBRAPA Cerrados, Planaltina (DF)
  • Marilia Santos SILVA EMBRAPA Cerrados, Planaltina (DF)
  • Nilton Tadeu Vilela JUNQUEIRA EMBRAPA Cerrados, Planaltina (DF)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v10i2.13587

Palavras-chave:

Manihot esculenta, Vatiga illudens, pragas de mandioca, Tingidae, cassava plagues

Resumo

Esta pesquisa avaliou o dano provocado pelo percevejo-de-renda Vatiga illudens (Drake, 1922) (Hemiptera: Tingidae) na produtividade de raízes e da parte aérea em mandioca. Os experimentos foram conduzidos entre 1994 e 1997 na área experimental da Embrapa Cerrados, no município de Planaltina - DF. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas pelas variedades e nas subparcelas, casualizadas dentro de cada bloco, foram testados os tratamentos sem controle e com controle químico do percevejo-de-renda, através de pulverizações quinzenais com inseticidas à base de monocrotofós, dimetoato e vamidotion. Os resultados revelaram que 1) elevados níveis de infestação de ninfas e de adultos do percevejo-de-renda reduziram a produtividade da parte aérea e das raízes em mandioca e 2) pulverizações com inseticidas resultaram em acréscimos de produção de raízes e parte aérea em mandioca.

Biografia do Autor

Josefino de Freitas FIALHO, EMBRAPA Cerrados, Planaltina (DF)

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciência do Solo, Doutor em Agronomia. Professor Adjunto do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR.

Downloads

Publicado

2009-03-09

Como Citar

FIALHO, J. de F., VIEIRA, E. A., PAULA-MORAES, S. V. de, SILVA, M. S., & JUNQUEIRA, N. T. V. (2009). DANOS CAUSADOS POR PERCEVEJO-DE-RENDA NA PRODUÇÃO DE PARTE AÉREA E RAÍZES DE MANDIOCA. Scientia Agraria, 10(2), 151–155. https://doi.org/10.5380/rsa.v10i2.13587

Edição

Seção

Fitopatologia